Devido a grande demanda de bebês que não podem ser alimentados pelas próprias mães, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Dom Malan/IMIP está precisando de doações de leite. Já a Oncologia Pediátrica está necessitando de sangue para atender as crianças com câncer internadas no setor.
O Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (BIAMA), está em campanha de mobilização e incentivo às mulheres que podem fazer a doação. Segundo a enfermeira do BLH, Yany Cruz, os bebês que estão internados na unidade têm a chance de receber o alimento materno por meio da doação. “Toda mãe que amamenta e é saudável, é uma possível doadora. Os benefícios para o bebê são inúmeros, inclusive, contribuem para a redução da mortalidade infantil” afirma.
Yany também faz o convite para quem quiser realizar a doação procurar o BIAMA (endereço abaixo) no Hospital Dom Malan. “Mulheres que amamentam estão convidadas a doar para que o nosso banco de leite humano possa atender a demanda de recém-nascidos prematuros e de baixo peso. A ação é um ato de amor e ajuda a salvar vidas. Um litro de leite materno pode alimentar até dez recém-nascidos por dia”, alerta e convida a enfermeira, Yany Cruz.
Para doar sangue, é preciso procurar o Hemoba ou o Hemope (endereço abaixo) e direcionar para as crianças da Oncologia Pediátrica. Segundo a enfermeira da oncologia, Karina Cristina Rodrigues, “muitas das crianças internas são portadores de leucemia. Uma doença acomete as células do sangue, chegando ao ponto de impedir a produção de células normais, levando ao quadro de sangramento intenso, impossível de controlar”, pontua.
“Estamos na campanha, tentando sensibilizar ao máximo de pessoas para a doação. Os bancos de sangue da região necessitam da nossa ajuda, para ter a quantidade necessária para atender a todos. As doações podem ser realizadas no Hemope ou Hemoba, e direcionadas as crianças da Oncologia do Hospital Dom Malan”, reforça.