A eleição para prefeito na Bahia este ano frustrou a expectativa dos suplentes, que esperavam assumir mandato com as vagas deixadas pelos titulares. Dos 25 eleitos em 2012 apenas ACM Neto é da bancada baiana.
Segundo dados da agencias Câmara de Notícias “Neste ano, 87 deputados federais se lançaram às urnas (81 candidatos a prefeito e seis a vice-prefeito) e 25 foram eleitos (28,7%). Em 2008, foram 93 candidatos e 18 eleitos (19,3%).
Com a vitória de ACM Neto (DEM), quem assume a sua cadeira no Congresso Nacional é o ex-parlamentar estadual e ex-prefeito de Paulo Afonso Luiz de Deus (DEM), suplente da legenda. Em 2010 Luiz de Deus obteve 53.351 votos e perdeu a ultima vaga para Paulo Magalhães por 269 votos.
Atualmente 3 suplentes exercem o mandato na Câmara Federal: Acelino Popó (PRB), Emiliano José (PT) e Sérgio Barradas (PT). Pelo Menos dois, Sérgio Barradas e Emiliano José devem perder as vagas com o retorno de Marcos Medrado e Nelson Pelegrino, e caso não haja uma intervenção de Wagner chamando parlamentares para exercer cargos no governo estadual.
Pelo andar da carruagem Joseph Bandeira(PT) e Jorge Khoury (DEM), suplentes, ficam longe das vagas.
Com informações da Agencia Câmara de Notícias