A partir desta terça-feira (17), quatro barqueiros receberão treinamento realizado por técnicos da Yamaha para transportar duas lanchas escolares adquiridas no município. Os transportes aquáticos foram projetados e construídos pela Marinha do Brasil e adquiridos através do Programa do Governo Federal, ‘Caminho na Escola’, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC).
Após os treinamentos as lanchas irão funcionar normalmente atendendo as demandas dos estudantes que trafegam pelo Rio São Francisco. Uma das localidades beneficiada será a Ilha da Caatinguinha e contemplará 30 alunos. O outro local que receberá o transporte aquático ainda está em definição e, assim que concluir a capacitação, será definido e iniciará a utilização dos equipamentos.
Segundo a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho, o treinamento garantirá tranquilidade na deslocação dos alunos e aperfeiçoamento para os profissionais. “Esse é o momento mais importante. A formação é fundamental para que os barqueiros possam conduzir as lanchas e oferecer segurança e dignidade para os alunos”, reforçou.
A navegação da lancha escolar é de uso exclusivo em águas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não são verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego da embarcação. Cada lancha comporta 20 pessoas e possui 7,30 metros de comprimento, extintor de incêndio, rádio comunicador, luzes de navegação, sirene, coletes salva-vidas, entre outros equipamentos.