A barragem beneficiada foi a do Carpina, no município de Lagoa dos Gatos, zona da mata norte de Pernambuco, que recebeu o repovoamento com 200 mil filhotes de peixes. O trabalho foi realizado pelos técnicos da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária – SARA, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar – SEAF.
Foi um investimento de R$17 mil, e que vai beneficiar cerca de 600 famílias e algumas colônias de pescadores que vivem próximo ao manancial. “Esse é um projeto simples, mas muito importante, no sentido de manter os açudes com uma oferta boa de peixes, com isso, garantimos um alimento saudável e renda para os pescadores artesanais”, informou o secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio.
Além da Barragem do Carpina também foi repovoada a Barragem do Goitá, em Paudalho. Lá foram colocados 100 alevinos. O programa de peixamento visa incentivar o consumo de pescado no Brasil. A proteína de peixe lidera o mercado de carnes no mundo e é considerada a mais saudável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
da redação do Nordeste Rural