Todos os beneficiários do programa Bolsa Família, em Petrolina, têm até esta quinta-feira (29) para atualizarem seus dados cadastrais na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina (Sedest). O Bolsa Família é um programa criado pelo governo federal para apoiar as famílias mais pobres e garantir a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde, visando a inclusão social da população brasileira, por meio da transferência de renda e da garantia de acesso a serviços essenciais.
Os objetivos do programa são combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional; combater a pobreza e outras formas de privação das famílias; promover o acesso à rede de serviços públicos, em especial, saúde, educação, segurança alimentar e assistência social e criar possibilidades de emancipação sustentada dos grupos familiares e desenvolvimento local dos territórios. O cadastro do programa é realizado pela Prefeitura Municipal de Petrolina, por meio do trabalho desenvolvido pela equipe do Bolsa Família.
Os beneficiários que precisam se dirigir até a Sedest são aqueles que estão com o seu beneficio bloqueado desde os meses de janeiro, fevereiro e março, deste ano, e os demais que estão desde o ano de 2009, isto é, os que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados.
Os documentos necessários para atualização do cadastro das famílias no Programa do Bolsa Família são os seguintes: para o titular e/ou responsável pelo cartão, além dos dependentes maiores de 18 anos, levar os originais do RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contrato de trabalho (caso tenha outro vínculo empregatício) e para os menores de 18 anos, basta apenas o original da certidão de nascimento e da declaração escolar deste ano.
As pessoas que terão de efetivar a atualização de seus dados devem se dirigir, até esta quinta-feira (29) até a Sedest, localizada na Rua Valéria Pereira, nº 515, Centro, Petrolina, no horário das 07h até às 17h, de segunda a quinta-feira, e até 13h na sexta-feira. Os interessados por mais informações podem ligar para: (87) 3861-4465 e 3862-9224, ramais 29 e 30 ou entrar em contato pelo e-mail: bolsafamilia@petrolina.pe.gov.br.