Durante a Semana Mundial de Amamentação, o Banco de Incentivo ao Aleitamento Materno do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (Biama) lembra a todos a importância da doação de leite humano, que converge com a iniciativa de proteção e promoção à amamentação.
Atualmente, o estoque do banco de leite encontra-se praticamente zerado. “Esta semana os bebês internos tiveram que fazer uso do leite artificial pela falta do leite humano no estoque. Recebemos a doação de três litros na terça-feira, que foram pasteurizados para liberação neste sábado e mais uma pequena quantidade ontem, que só será liberada na próxima semana. Então, nós precisamos urgente de mais doadoras”, informa a enfermeira gerente do Biama, Yany Cruz.
O Biama existe há 22 anos em Petrolina e durante todo esse tempo tem sido o responsável por garantir o leite materno às crianças da UTI neonatal, berçário externo e UCI do Dom Malan. Funciona através de doações das puérperas internas e externas, e precisa de 30 a 40 litros por mês, no mínimo, para atender à demanda. “É através do gesto de amor dessas mulheres que conseguimos salvar muitas vidas, pois o leite materno é o principal alimento do bebê, principalmente nos primeiros dias de vida. Por isso, o estoque baixo nos preocupa muito”, ressalta a coordenadora médica do Biama, Flávia Guimarães.
O leite materno fortalece a imunidade; é o melhor alimento para o intestino, pois contém as enzimas já conhecidas pelo organismo da criança; diminui os riscos de alergias e as chances de desenvolver sintomas de asma, chiado no peito e catarro persistente; evita cólicas; previne doenças futuras; combate a anemia; ajuda no desenvolvimento cognitivo; desenvolve a arcada dentária; e ajuda no crescimento dos prematuros.
Por todos esses motivos, o Biama aproveita essa semana em que se celebra em mais de 150 países o aleitamento materno, para fazer um apelo, com vistas a melhorar o estoque. Para ser uma doadora basta estar gozando de uma boa saúde, ter leite de sobra e estar com os exames em dia. “Existem alguns outros critérios, mas basicamente esse é o perfil”, explica Dra. Flávia. As interessadas em contribuir com banco de leite podem se dirigir ao Biama qualquer dia da semana (incluindo finais de semana e feriado), das 7 às 18h, ou ligar para o telefone (87) 3202-7002, pois a coleta também pode ser feita em casa.