A Biblioteca Municipal de Casa Nova está passando por uma mudança que deve agradar bastante os seus frequentadores. A parceria entre Prefeitura, Governo Federal e Estadual, através da Fundação Pedro Calmon, vem promovendo a atualização das obras literárias que compõem o acervo da biblioteca. O espaço receberá 1700 novos livros, dos quais cinquenta por cento dos títulos são de autores baianos.
O projeto contemplou 100 municípios. Na região, além de Casa Nova, as cidades de Remanso, Pilão Arcado, Sento-Sé e Sobradinho também fazem parte do programa. “O nosso objetivo é modernizar a biblioteca pública municipal dessas cidades, através do curso de capacitação e treinamento, que foi realizado em Remanso. Depois desse treinamento, nós deixamos os funcionários aptos para trabalhar em uma biblioteca moderna”, explica Aline Pereira, bibliotecária da Fundação Pedro Calmon.
De acordo com Aline Pereira, para fazer a renovação dos livros na biblioteca foi preciso realizar uma análise das obras que compunham o acervo, retirando das prateleiras os livros danificados, substituindo pelos novos títulos. “ Nós também treinamos os funcionários para que eles possam fazer uma biblioteca cada vez mais moderna, atraindo a comunidade. O objetivo é mostrar a importância de uma biblioteca pública como centro de lazer e de cultura. A biblioteca não é o lugar para fazer apenas pesquisa de escola”, contou a bibliotecária.
Para garantir mais conforto para os leitores, a Prefeitura informatizou todo o sistema da biblioteca. O leitor poderá se cadastrar ou recadastrar, passando a ter acesso aos novos livros. “A prefeitura daqui nos recebeu muito bem, se mostrando solícita e apta a dar continuidade nesse trabalho. Solicitamos diversos equipamentos, que já estão chegando, e a atenção da equipe está sendo muito produtiva para o nosso trabalho”, afirmou Aline Pereira.