Com presença marcante da juventude, o prefeito Isaac Carvalho reabriu a Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires de Carvalho depois de ter suas instalações reformadas, visando atender melhor o público e ampliar os serviços oferecidos.
Na ocasião, Paulo César Andrade de Carvalho, secretário de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro e a senhora Ovídia Nunes, coordenadora do Samba de Véio do Rodeadouro, foram homenageados pelo Conselho Municipal da Juventude pelos relevantes serviços prestados à classe.
Compareceram ao ato secretários, assessores, a presidente do Clube Comercial, Ruth Oliveira Freire, o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Erinaldo Alves, e a população em geral. O grupo de mímica “Talentos”, do Colégio Paulo VI, brindou os presentes com uma apresentação do trabalho com coreografia de Mauricio Fábio.
A diretora do Colégio Anglo, Professora Castinha, surpreendeu a todos quando doou dez títulos de livros de nível superior, além de três fascículos sobre gestão pública. Para a diretora, a comunidade precisa de uma biblioteca moderna e atualizada.
O prefeito Isaac Carvalho agradeceu ao grupo Talentos, à professora Castinha e lembrou que é responsabilidade e compromisso da sua gestão fortalecer cada vez mais a educação, a cultura e a história. “Através da história fortalecemos o presente para construir o futuro. A biblioteca está climatizada, informatizada e a partir de hoje passa a ser também um núcleo do Projeto Cidades Digitais”, discursou Isaac.
Carla Verônica Palma Gaspar funcionária da Biblioteca há 12 anos, disse que a reforma era esperada e chega em boa hora. “Há muito nós funcionários esperávamos por esta reforma e agora que chegou nesta gestão nós também vamos poder atender melhor à nossa demanda”. A Biblioteca atende a 1.400 usuários por mês e segundo a coordenadora Creusa dos Santos, essa estatística deve dobrar uma vez que está sendo instalado serviço de internet.
Com o Programa Estação Juazeiro Mais Jovem, a prefeitura espera ampliar o acesso dos jovens às políticas, programas e ações que assegurem seus direitos de cidadania, inclusão e participação social.
Carla da Silva Barros, 23 anos, pedagoga e que continua estudando para concursos, é usuária assídua da Biblioteca. “Esse espaço significa muito para mim. Nem sempre temos em casa a oportunidade de estudar com conforto, sem ser interrompido, e agora melhor ainda ligada ao mundo virtual”, disse a pedagoga.
A Biblioteca Municipal funciona na Praça da Bandeira e está aberta à população de segunda a sexta feira, das 8h às 22 horas.