Por Alinne Torres
Fotos: Caio Alves
São exatamente 14 anos espalhando exuberância pelas ruas de Juazeiro durante a festa de Carnaval. O bloco “Recordar é Viver” reúne um público de 800 foliões de todas as faixas etárias todos os anos. A ordem para desfilar na avenida é voltar a ser criança e por a mostra a fantasia da alegria.
“O tema do bloco é a alegria. Amigos, familiares se encontram todos os anos na avenida. É um momento que as pessoas viram crianças e só pensam em brincar”, conta dona Valdeci Oliveira, presidente e fundadora do bloco Recordar é Viver.
O bloco surgiu como uma forma de reviver os antigos carnavais, com suas músicas e fantasias, assim como incentivar a cultura popular em Juazeiro. No primeiro ano de desfile o Recordar reuniu quarenta pessoas que se interessaram pela ideia e se esforçam para mantê-la viva até os dias de hoje.
“Eu não queria que morresse a bela história do carnaval de rua, da tradição. O Carnaval moderno é bonito, mas a tradição não pode morrer. Eu gosto de brilho, do colorido, da alegria e o Recordar me traz tudo isso”, frisa Valdeci.
Para Valdeci, o diferencial do bloco Recordar é Viver está nas marchinhas de carnaval e na diversidade e elegância das fantasias. “Meu sonho é ver o bloco saindo só com fantasias. As pessoas antes tinham vergonha de se fantasiarem para brincar carnaval, mas isso foi mudando ao longo dos anos. Hoje as pessoas tem prazer de brincarem carnaval fantasiadas e o Recordar é Viver contribuiu para isso”, ressalta a presidente do bloco.
Neste ano, em que se comemora o Centenário do Carnaval de Juazeiro, o bloco Recordar é Viver sairá no sábado de carnaval, dia 14, às 19h. A concentração será em frente à antiga Fabri Lanches e o esquenta para o desfile contará com a animação de Neto e Mundinho. Já no circuito Ivete Sangalo (Avenida Adolfo Viana) os foliões serão animados pela Orquestra São Francisco. Os abadas e fantasias podem ser adquiridos na sede do bloco, Rua Marechal Theodoro da Fonseca, centro de Juazeiro, e nos demais pontos credenciados como Portal da Folia e Casa do Artesão.