Bloco Universitário mantém tradição e promete animar Carnaval 2014 em Juazeiro

Por Gabriela Canário

O Carnaval de Juazeiro está chegando e, o Diário da Região traz para você, leitor, uma série de matérias especiais com a temática. Afinal, são 100 anos dessa comemoração que conta um pouco da história de nossa cidade. Em 2014, o evento será diferente dos anos anteriores, o motivo é a comemoração pelo centenário. Um novo formato e uma maior quantidade de dias animará foliões de todo o Vale do São Francisco e turistas.

Quem mora em Juazeiro ou curti o Carnaval local há algum tempo, com certeza percebeu a variação de blocos e trios que se destacavam e animava nas ruas da cidade. Muita coisa mudou, muitos blocos deixaram de sair ás ruas e outros sobreviveram às modificações e devem dar continuidade ao belíssimo trabalho que já vinha sendo feito. É o caso do bloco Aula Vaga, mas conhecido e frequentado por universitários das cidades de Juazeiro e Petrolina, afinal o grupo, no princípio, tinha o objetivo de promover maior interação entre os estudantes das faculdade da região, mas não tinham noção do quanto a “brincadeira” iria crescer e tomar outras proporções. “O Aula Vaga começou em 2010 como uma brincadeira. A ideia inicial foi contratar um paredão de som e fazer a festa da galera universitária, e logo no primeiro ano, esgotaram-se os 700 abadás que disponibilizamos”, contou ao Diário da Região o diretor do evento, ThairoVlademir.

A ideia de criar um bloco com um público universitário surgiu de uma forma bem humorada. De acordo com Jamerson, fundador do bloco, as primeiras conversas aconteceram durante uma reunião entre amigos. “A ideia foi junto com a turma de Geografia da UPE. Uns cinco amigos queriam fazer uma “resenha” no carnaval e a ideia era que apenas a turma participasse, mas foi tomando uma proporção maior, e ai foi aumentando, daí fomos tomando outras iniciativas e o bloco foi conquistando publico”, contou.

O nome conta também um pouco da história do bloco que já está em seu quinto ano de sucesso. “O bloco Aula Vaga tem esse nome porque a gente se reunia sempre ao bar em frente à faculdade, ai conversamos com o dono e ele aceitou e até hoje continua e não pretendemos mudar”.

Com o sucesso do primeiro ano, a “Carrocinha Nervosa” foi contratada com mais potência sonora e iluminação especial, pois a “brincadeira” havia dado certo e o sucesso era imprescindível em 2011, nesse ano foram vendida 900 camisas, esgotando, mais uma vez, todo estoque da organização para o ano.

E assim o bloco foi crescendo. Em 2012 a Carrocinha Nervosa foi interligada com o paredão da equipadora Cordeiro, para prestar uma melhor qualidade sonora para os 1200 foliões, já em 2013 foi chamado mais o paredão de SIDSOM, e todos interligados em cima de um guincho, inovando totalmente, já que é o primeiro bloco do Brasil a fazer tal feito.

Para Thairo, o sucesso do aula vaga se dá pela mistura de ritmos que os paredões oferecem, de lambada a dance, e do forro ao axé, tocando todos os estilos musicais e de diversas épocas, relembrando outros carnavais. “Para 2014 o bloco usará a mesma formula dos anos passados, que é o baixo valor dos abadas, 300 litros de caipirinha free, o repertorio comandado pela carrocinha nervosa e uma estrutura ainda melhor para os esperados 1300 foliões. O bloco sairá no sábado, dia 15, às 17 horas. Esperemos por todos lá”, convidou.

Como se trata de um bloco universitário, administrado pela classe, o Diário da Região questionou se depois da conclusão do curso – o que já está próximo -, os organizadores finalizarão o projeto. “A gente vai continuar com o bloco. Ele já conquistou muito publico, não temos como parar”, explicou Jamerson. Segundo o fundador, este ano serão vendidas 1.500 camisas.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira

post-image

A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (18) dois mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ele foi conduzido à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária para colocar tornozeleira eletrônica.

Pela decisão, Bolsonaro, além de precisar usar tornozeleira, está proibido de utilizar as redes sociais.

Ele precisará ficar em casa entre as 19h e as 6h, além de estar proibido de se comunicar com outros réus ou com embaixadores e diplomatas de outros países. Além disso, não poderá se ausentar da comarca do DF.

O ex-presidente já teve o passaporte apreendido em fevereiro de 2024.

Defesa

Em nota, a defesa do ex-presidente afirmou ter recebido “com surpresa e indignação” a aplicação de tais medidas cautelares.

“A defesa do…

Read More
Política Relevantes

Lula veta aumento de número de deputados na Câmara

post-image

“Ao prever a ampliação do número de parlamentares, a medida acarreta aumento de despesas obrigatórias, sem a completa estimativa de impacto orçamentário, de previsão de fonte orçamentária e de medidas de compensação, onerando não apenas a União, mas também entes federativos (Constituição Federal, art. 27, caput). Ademais,…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. O despacho foi publicado, nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial da União.

Em mensagem ao Congresso, Lula justificou o veto por contrariedade ao interesse público e por inconstitucionalidade. Os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda, do Planejamento e Orçamento e a Advocacia-Geral da União manifestaram-se contrários à medida, citando diversos dispositivos legais, como a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Ao prever a ampliação do número de parlamentares, a medida acarreta aumento de despesas obrigatórias, sem a completa estimativa de impacto orçamentário, de previsão de fonte orçamentária e de medidas de compensação, onerando não apenas a União, mas também entes federativos (Constituição Federal, art. 27, caput). Ademais,…

Read More
Política Relevantes

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, liderou nesta terça-feira (15) duas reuniões com empresários dos setores industrial e agropecuário. Ao lado de outros ministros e secretários, Alckmin recebeu informações sobre o panorama das áreas diante da decisão dos Estados Unidos de aumentar para 50% as tarifas de importação de produtos brasileiros.

Os empresários manifestaram confiança nas negociações conduzidas pelo governo federal e defenderam que não sejam adotadas medidas de retaliação. A produção industrial e agropecuária já registram uma série de prejuízos.

Algumas associações chegaram a defender nesta terça-feira que o Brasil peça adiamento do início da vigência das novas tarifas, fixado em 1º de agosto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Alckmin destacou que a intenção do governo é avançar ao máximo dentro desse prazo e alcançar…

Read More
Política Relevantes

Governo publica decreto regulamentando Lei de Reciprocidade Comercial

post-image

O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, regulamentando a Lei de Reciprocidade Comercial, foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15). A norma autoriza o governo brasileiro a suspender concessões comerciais, de investimentos e de obrigações a países que imponham barreiras unilaterais aos produtos do Brasil no mercado global.

O decreto cria o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais. Esse comitê será o responsável por decidir sobre a aplicação das providências comerciais em resposta às medidas unilaterais de outros países.

A edição do decreto ocorre dias após o governo dos Estados Unidos anunciar a imposição de tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras para aquele país. Segundo o presidente norte-americano Donald Trump, a nova tarifa passará a valer a partir de 1º de agosto.

Política Relevantes

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

post-image

Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais sete réus do núcleo 1 da trama golpista.

A manifestação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, por volta das 23h45, e faz parte das alegações finais, a última fase antes do julgamento dos acusados, que deve ocorrer em setembro deste ano.

No documento, que tem 517 páginas, o procurador-geral, Paulo Gonet, defende que Bolsonaro e os demais réus sejam condenados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

As penas máximas para os crimes passam de 30 anos de prisão

Além de Bolsonaro, a PGR pediu a…

Read More
Política Relevantes

Lula visita Juazeiro no próximo dia 17 de julho e deve anunciar investimentos na saúde

post-image

Juazeiro vai receber, no próximo dia 17 de julho, a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em um momento simbólico: o mês de aniversário da cidade. Esta será a primeira vez que Lula visita Juazeiro desde o início de seu terceiro mandato.

Com exclusividade para a RedeGN, foi confirmado que o presidente deverá anunciar novos investimentos para a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco, a conhecida Rede PEBA, que integra municípios da Bahia e de Pernambuco em uma cooperação federativa voltada ao atendimento em saúde de média e alta complexidade.

Os detalhes do pacote de investimentos ainda não foram divulgados pelo Palácio do Planalto, mas a expectativa é de que envolvam a ampliação dos serviços e da infraestrutura hospitalar que atende milhares de pessoas na região.

Política Relevantes

Inss: Aposentados e pensionistas podem aderir a acordo a partir desta sexta (11)

post-image

A partir desta sexta-feira (11), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vítimas dos descontos ilegais de mensalidades associativas poderão aderir ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal.

Homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o plano de restituição dos valores deduzidos sem a autorização dos segurados do INSS é fruto de um acordo entre o Ministério da Previdência Social, o INSS, a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Aderindo ao acordo, os segurados com direito à reparação financeira receberão em suas contas, em uma única parcela e sem precisar aguardar por uma decisão judicial, todo o valor descontado ilegalmente entre março de 2020 e março de 2025, corrigido pelo Índice Nacional de Preços…

Read More
Política Relevantes

Guerra Comercial: Trump pode lançar bombas atômicas no Brasil, diz Flávio Bolsonaro

post-image

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu que o governo Lula (PT) ceda às pressões externas impostas pelos Estados Unidos após a taxação de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciada pelo presidente Donald Trump.

Em entrevista à CNN Brasil, o filho “01” de Bolsonaro fez um alerta a população brasileira usando uma metáfora sobre bombas atômicas, caso os pedidos de Trump não sejam acatados.

“Não estamos em condições normais de exigir nada. Ele vai fazer o que ele quiser, independente da nossa vontade. Cabe a nós termos a responsabilidade de evitar que caiam duas bombas atômicas no Brasil, para depois anunciar que vamos fazer anistia”, disse.

A declaração do senador leva em conta as falas do chefe da Casa Branca sobre o seu pai. Isso porque Trump mencionou que o Judiciário do país vem realizando…

Read More