O dia hoje (20) foi tranquilo na agência da Caixa em Juazeiro, bem diferente do final de semana atípico vivido na cidade. De acordo com a gerente geral do banco, Izis de Oliveira Santos, a informação que a agência estava cheia de beneficiários do Bolsa Família, que souberam do falso boato informando a suspensão do benéfico a levou em pleno sábado ao banco para tentar esclarecer a situação. “Fiquei sabendo do boato às 18h, me avisaram que a agência aqui de Juazeiro estava com muitas pessoas, o que logicamente causaria tumulto. Viemos em seguida, eu e outros funcionários, conseguimos expor a situação e próximo as 21h a unidade estava normalizada, mas foi muito complicado, pois as pessoas queriam sacar seus benefícios, mas estava tão cheio que não havia como, sem dizer que apenas os que estavam na data certa teriam o beneficio liberado”, explicou.
Ainda segundo Izis, a Policia Militar foi muito importante para manter a situação sob controle. “Quero aqui agradecer a colaboração da PM , eles foram muito educados durante suas abordagens, quando chegamos eles já estavam nas ruas contendo a população”, disse.
A Caixa Econômica enviou uma nota de esclarecimento à imprensa informando que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que o sábado seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família. O Calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101.
Sobre o assunto a presidente Dilma Rousseff disse ontem (20), à imprensa, que o autor do boato de que o programa Bolsa Família iria acabar é “desumano” e “criminoso”.
As informações sobre o fim do pagamento do benefício geraram tumulto no final de semana em estados do Nordeste, como Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Ceará e Maranhão. Nesses locais, beneficiários correram às lotéricas após o boato de que o recebimento de valores do programa só seria feito até este sábado. “É algo absurdamente desumano o autor desse boato. Por isso, além de desumano, ele é criminoso. Por isso, nós colocamos a Polícia Federal para descobrir a origem de um boato que tinha por objetivo levar a intranquilidade aos milhões de brasileiros que nos últimos dez anos estão saindo da pobreza extrema”, afirmou Dilma em discurso na cerimônia que marcou a viagem inaugural do petroleiro Zumbi dos Palmares, em Ipojuca.
Segundo Dilma, o dinheiro do Bolsa Família é “sagrado”. “Enquanto for necessário e tiver algum brasileiro vivendo abaixo da linha da pobreza, iremos buscar esse brasileiro e garantir a ele esse direito de cidadania que é viver com o mínimo de dignidade em nosso país”, afirmou.
Por Lidiane Souza