O presidente Jair Bolsonaro anunciou que estará na cidade de Sobradinho, no próximo dia 1º de agosto. Ele fará a inauguração, no Lago de Sobradinho, da usina flutuante com placas fotovoltaicas, projeto iniciado no Governo Temer, totalmente financiado pela Chesf.
A usina flutuante consiste na implantação de diversos sistemas e componentes que além de subsidiar pesquisas do potencial energético da região visa também agregar energia às atuais fontes de geração. O projeto, no âmbito do P&D+I (Pesquisa e Desenvolvimento mais Inovação), objetiva resultados mediante estudos técnicos, simulações e análises operacionais.
De acordo com o diretor de Operação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique de Araújo Franklin Neto, no projeto para o Lago de Sobradinho estão previstas uma planta de 1MWp (Megawatt-pico) e, na sequência, uma planta de 4MWp, com investimento total da ordem de R$ 56 milhões.
O recurso é oriundo da carteira Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de P&D+I da Chesf, empresa responsável pela instalação, fiscalização e operação.
O presidente chegará a cidade no primeiro dia do tradicional “Forró do Vaqueiro”, festa realizada há 17 anos pela gestão municipal, que acontecerá de 1 a 4 de agosto.
Blog Preto no Branco