Os 12 bombeiros militares baianos enviados a Pernambuco participam, desde ontem (30), da “Operação Recife”, de buscas a pessoas desaparecidas nos bairros de Monte Verde e Milagres. Fazem parte da equipe mergulhadores autônomos, além de especialistas em Busca e Resgate de Estruturas Colapsadas (Brec) e em Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Bresc), que têm o apoio de uma cadela farejadora.
“Estamos à disposição da sociedade pernambucana e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. A chuva por aqui ainda não parou e tem muitas áreas com rios bastante elevados. O cenário ainda se mostra bastante instável e as buscas permanecem incessantemente, pois muitas pessoas ainda estão desaparecidas”, explicou o tenente-coronel BM Gabriel Penna, que comanda a operação.
Cerca de 14 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) foram para Recife no domingo (29). O objetivo é atuar em apoio aos militares e a população pernambucana por causa das fortes chuvas que atingem o estado.
Sob o comando do tenente-coronel BM Valdir Ferreira, a equipe vai deslocar com três veículos tipo pick up. Os bombeiros também vão equipados com materiais de busca e resgate em estruturas colapsadas.
Atuação recente
Em fevereiro deste ano, uma equipe também com 12 bombeiros militares baianos atuou por nove dias em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, após a área ser atingida por fortes chuvas.
Ascom | CBMBA