O secretário executivo do Ministério da Cultura, Vitor Ortiz, recebeu a embaixadora Ana Paula Baptista Zacarias, chefe da delegação da União Europeia no Brasil. Na pauta do encontro, o estreitamento das relações entre o país e a UE na área cultural.
Ex-embaixadora portuguesa em Talin, capital da Estônia, Ana Paula pretende dar prosseguimento aos contatos iniciados ano passado, nas conversas entre a ministra Ana de Hollanda e a comissária Androulla Vassiliou – responsável pela área de Educação e Cultura da UE –, quando estiveram juntas na abertura do Festival Europalia, em Bruxelas.
A abertura de conexões chega no momento em que o MinC elabora os Diálogos Brasil-União Europeia, que serão desenvolvidos no âmbito da Rio+20, em junho, como destacou Cláudia Leitão, secretária da Economia Criativa (secretaria em fase de estruturação no MinC), presente à reunião, assim como o diretor de Relações Internacionais do Ministério, Marcelo Dantas.
Conforme a secretária salientou, a série de debates visa discutir a nova economia, que insere outros aspectos como a economia ambiental e a criativa. Cláudia espera contar com a participação de Enrique Iglesias, ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, na abertura dos Diálogos.
Já Ana Paula fez questão de destacar a importância que os europeus estão dando à Rio+20, ao afirmar que 145 pessoas formarão a comitiva da UE que estará no Brasil, entre os dias 11 e 15 de junho, para as negociações do pré-acordo. José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, chegará com outros cinco comissários para a parte final da Rio+20, entre 20 e 22 de junho.
Sobre a conferência, Ortiz (que até ontem ocupava interinamente o comando do MinC) adiantou que o Ministério terá “uma programação intensa. São dois espaços: um é o Galpão da Cidadania, que era o antigo Fome Zero do Betinho (Herbert de Sousa); tem também um galpão no Cais do Porto. Neles haverá uma série de discussões, a partir de 10 de junho, até o final do evento. Todas elas focando o conjunto do tema cultura e sustentabilidade”.
Ortiz acrescentou que haverá, no âmbito da Rio+20, um seminário latinoamericano, com ministros da região. E outro relacionado à sustentabilidade e patrimônio naval, que contará com a participação do navegador e pesquisador Amir Klink.
Capitais culturais e criativas
Entre as iniciativas de debates de europeus e brasileiros, Ana Paula destacou que a ministra Ana de Hollanda ficou particularmente interessada em lançar um concurso, no Brasil, para a escolha da capital cultural. Seguiria os moldes do projeto já existente na Europa, que é anual e rotativo – em 2012, as capitais culturais são Guimarães (Portugal) e Maribor (Eslovênia).
Cláudia acrescentou que a iniciativa vem ao encontro do projeto Cidades Criativas, cuja metodologia que esta sendo desenvolvida e visa a potencialização de políticas públicas e territórios, tendo a cultura como eixo. A secretária propôs que, nesse âmbito, houvesse maior intercâmbio. A embaixadora exultou com a proposta.
O Secretário Executivo lembrou ainda a realização, este ano, do Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil, que pela primeira vez ocorrerão simultaneamente. Os eventos começam e terminam nas datas nacionais brasileira e portuguesa – de 7 de setembro de 2012 a 10 de junho de 2013. Antonio Grassi, presidente da Funarte, foi indicado pela ministra como comissário geral da realização do Ano do Brasil em Portugal.
Ana Paula aproveitou a reunião com Ortiz para convidar a ministra Ana de Hollanda a assistir ao Concerto Europeu, que se realizará dia 8 de maio, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. No repertório, expoentes da música erudita como Beethoven, Joaquín Rodrigo e Sibélius. No dia seguinte, comemora-se o Dia da Europa.
A embaixadora ressaltou que a data será festejada com uma série de eventos, como maratona, apresentações musicais, festival de cinema, regata e o lançamento póstumo de livro do dramaturgo Václav Havel, ex-presidente da República Tcheca.