Um espaço inédito no Brasil onde será possível pesquisar e desenvolver equipamentos, sensores, componentes mecânicos e eletrônica embarcada, no mesmo local, é a mais recente contribuição da Embrapa para o fortalecimento da agropecuária. O Laboratório de Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre) será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 20, em São Carlos.
A instalação contará com sistema computacional de geoinformática para tratar os dados massivos gerados em campo e produzir informações para a gestão em Agricultura de Precisão. Avaliações de compatibilidade de máquinas e implementos de diferentes fabricantes ao padrão internacional ISOBUS também estão previstas nesse espaço. A pesquisa deve atender às demandas por novos conhecimentos, metodologias e tecnologias fundamentando, cientificamente, o entendimento empírico gerado no campo.
O campo experimental de automação agropecuária, com 5 hectares, do qual o Lanapre faz parte, estará dotado com casa de vegetação e pequenas áreas de plantio para apoiar desenvolvimento de metodologias de avaliação, protótipos de funções de máquinas, equipamentos, sensores, atuadores e de sistemas como veículo aéreo não tripulado (VANT).
A Embrapa iniciou, em 2009, uma Rede de Agricultura de Precisão que envolve 20 de seus Centros de Pesquisa, além de parceiros de universidades, instituições de ciência e tecnologia e empresas, num total de 214 pesquisadores e inclui 15 unidades experimentais distribuídas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, com pesquisas em 11 culturas perenes e anuais e cerca de 100 atividades de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. O novo laboratório faz parte do programa de aniversário de 40 anos da Embrapa.
da redação do Nordeste Rural