Há atualmente no Brasil 85,6 mil inquéritos sobre homicídios que ainda estão sem conclusão. Os dados vão apenas até o ano de 2007. Dos 51 mil que já estão concluídos, 78% foram arquivados e somente 20% terminaram em denúncias.
Os números são do Inqueritômetro,sistema da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), resultado de uma parceria entre os Conselhos Nacionais do Ministério Público e de Justiça e o Ministério da Justiça. O corte em 2007 se deve à Meta 2 do CNMP, que pretende concluir todos os inquéritos sobre homicídios instaurados até 31 de dezembro de 2007.
O Rio de Janeiro é o estado que tem mais processos pendentes com 31,8 mil no total. O segundo estado com mais inquéritos em aberto é o Espírito Santo, com 12,5 mil, seguido por Minas Gerais, com 10,6 mil. Até o momento só o Acre e o Piauí atingiram a meta e zeraram o estoque.
Também estão próximos de concluir a Meta 2 os estados de Roraima e Amapá, com apenas 2 e 8 inquéritos pendentes, respectivamente.Informações do Consultor Jurídico.