A empresa brasiliense iDesign decidiu tornar o mundo dos videogames mais acessível aos deficientes visuais e lançou o projeto “Herocopter”, um jogo que permite disputas entre pessoas cegas e com visão, sem beneficiar nenhum dos lados. Além da parte da visual, o game tem áudio “tridimensional” (com noção de profundidade) para ajudar os deficientes na percepção dos obstáculos e metas.
“É uma inovação fantástica porque usa o controle Kinect [acessório do videogame Xbox que detecta gestos]”, diz o analista de tecnologia Juliano César Ribeiro, que é cego desde bebê por um erro médico e ajudou no desenvolvimento do jogo, ainda não lançado. O “Herocopter” é um simulador de helicóptero.
O piloto precisa resgatar o maior número possível de pessoas em seis fases diferentes e cheias de imprevistos, como tsunamis, terremotos e furacões. Há também um copiloto que diz (por enquanto, só em inglês) onde estão passageiros a serem resgatados. O sócio-fundador da empresa, Bruno Kenj, diz que a ideia é traduzir e lançar o software até o final do ano na plataforma Xbox Live, da Microsoft.