De acordo com o calendário eleitoral o eleitor que quiser transferir domicílio eleitoral ou alterar seu título, tem até o dia 09 de maio para realizar a mudança. Este ano, a eleição que vai eleger prefeitos e vereadores em todo o país, acontecerá no dia 07 de outubro. Em Juazeiro, segundo o chefe do cartório eleitoral da 47ª Zona, João Evódio Silva Cesário, a procura por alistamento e transferência de titulo tem aumentado nas ultimas semanas. Evódio alerta aos eleitores que ainda tem pendencias a procurarem o cartório, evitando assim a correria de ultima hora.
O eleitor que deixar de votar e não justificar perante o Juiz eleitoral o motivo do não comparecimento a urna até 60 dias após a eleição, pagará multa para ter seu titulo novamente regularizado. João Evódio adianta que todos os preparativos para a eleição deste ano já tiveram inicio nas duas zonas eleitorais de Juazeiro, informando ainda que, de acordo com o numero de eleitores registrados poderá haver ou não aumento da quantidade de sessões.
Na eleição de 2008, estavam aptos a votar em Juazeiro, 119.601 eleitores. Para este ano, até ontem (17) o total de eleitores somava 129.470 aptos a votar. Evódio prevê um aumento de candidatos a vereadores no pleito deste ano, por conta do aumento de vagas na Câmara Municipal. Juazeiro que nessa legislatura tem 13 vereadores passará, a partir de janeiro de 2013, a 21 edis. Ainda de acordo com o chefe do cartório, os partidos ou coligações tem até o dia 05 de julho para registrar as candidaturas dos postulantes a cargos eletivos. Cada partido pode inscrever 32 candidatos a vereadores já as coligações podem registrar até 42.
O Cartório Eleitoral em Juazeiro está localizado na Rua dos Bandeirantes, Bairro João XXIII e funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 14 horas.
Confira todas as datas e prazos:
9/05 – Término do prazo para o eleitor pedir inscrição eleitoral, transferência de domicílio ou alteração no título de eleitor para quem mudou de endereço dentro do município.
10/06 – Início do período para a realização de convenções dos partidos para escolha de candidatos, que ficam proibidos de participar de programas de rádio e televisão.
30/06 – Término do prazo para a realização das convenções.
5/07 – Último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem, no cartório eleitoral competente, até às 19h, o pedido de registro de candidatos.
5/07 – Início do período em que os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais funcionarão em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados.
6/07 – Liberação da propaganda eleitoral
7/07 – Os agentes públicos não podem nomear, contratar ou admitir, demitir sem justa causa, remover, transferir ou exonerar servidor público até a posse dos eleitos, inclusive os aprovados em concursos públicos homologados até esta data.
9/07 – Término do prazo para o eleitor com deficiência ou dificuldade de locomoção pedir transferência para seção eleitoral especial.
8/08 – Último dia para o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral pedir a segunda via do título em qualquer cartório eleitoral.
21/08 – Início do período para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
7/09 – Término do prazo para a entrega dos títulos eleitorais de quem se inscreveu ou pediu transferência.
2/10 – Último dia para a realização de debates no rádio e televisão.
7/10 – Dia das eleições
Por Antonio Pedro
Fotos: Ilustrativa