No próximo dia 4 de outubro (sexta-feira), os 40 anos da Embrapa serão homenageados pela Câmara de Vereadores de Juazeiro. A sessão solene, com início marcado para 9h, foi requerida pelo edil Crisóstomo Antônio de Lima (Zó), para quem a empresa de pesquisa é um marco fundamental na transformação do Brasil em importante produtor de alimentos.
Para Zó, a atuação da Embrapa é percebida bem próxima de todos os segmentos que promovem o desenvolvimento da agricultura brasileira. Desde empreendedores, integrados às grandes cadeias de produção do agronegócio, até os pequenos criadores, que precisam conviver com o ambiente quente e seco do semiárido nordestino.
“As tecnologias e os conhecimentos desenvolvidos na instituição significaram avanços para o país, tanto na produção de riqueza, quanto na distribuição de justiça social no campo”, afirma. “O que a Embrapa e seus empregados fazem, basicamente, se encaixa na realidade de quem vive no campo”.
Bem-estar – A Embrapa coordena o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), do qual fazem parte instituições como a Empresa Baiana de desenvolvimento Agrícola (EBDA) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), além de empresas privadas e universidades. De forma cooperada, atuam em diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico.
Para ajudar a construir a liderança do Brasil em agricultura tropical, investiu, sobretudo, no treinamento de recursos humanos. Atualmente, possui 9.660 empregados, dos quais 2.392 são pesquisadores – 18% com mestrado, 74% com doutorado e 7% com pós-graduação. Com programas de pesquisa específicos, em conjunto com instituições parceiras, conseguiu gerar e adaptar tecnologias e sistemas de produção para aumentar a eficiência da agricultura familiar e incorporar pequenos produtores no agronegócio, garantindo melhoria na sua renda e bem-estar.
Segundo Zó, os resultados alcançados “por si só, já destacam o papel da Embrapa nos aspectos de inovação, sustentabilidade e compromisso com a superação da fome e da miséria”.
Para a Câmara Municipal de Juazeiro é de extrema importância celebrar este momento especial com a Embrapa, que é parceira básica do legislativo na elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, afirma o vereador.
Serviço:
Sessão Solene em Homenagem aos 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.
Dia: 04 de outubro de 2013
Local: Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA)
Hora: 09h
Mais informações:
Crisóstomo Antônio de Lima – Vereador
Natoniel Franklin de Melo – Chefe Geral Embrapa Semiárido