Em uma sessão solene muito concorrida, a Câmara de Vereadores de Petrolina homenageou 47 profissionais da educação na manhã de ontem (15) com a Medalha de Honra ao Mérito Educacional Professora Isabel Cristina. A sessão teve a participação cultural da Philarmonica 21 de Setembro que tocou o Hino Nacional e músicas que a professora Isabel Cristina (in memoriam) gostava de ouvir, e em seguida a cantora Carol emocionou a plateia cantando músicas da MPB.
Na mesa diretora dos trabalhos o presidente da Câmara, Osório Siqueira, as vereadoras Cristina Costa (autora da resolução que foi transformada em decreto legislativo) e Maria Elena Alencar, que secretariou a sessão, Orlando Tolentino representando o prefeito Miguel Coelho, dona Avelina de Oliveira – genitora de Isabel Cristina -, Wilani da Cunha Reis representando a Secretaria Municipal de Educação e a sobrinha de Isabel Cristina a jovem Isabela. Dentre as convidadas especiais a professora Teresinha Teixeira Coelho foi citada em vários pronunciamentos dos vereadores como uma das grandes mestras da educação pernambucana.
Abrindo os discursos a autora do Decreto 587/2018 a vereadora Cristina Costa ressaltou: “A professora Isabel Cristina se viva estivesse, ficaria triste com essa situação. Lamentaria, mas não por muito tempo porque sua bandeira era a luta. Sua vida era a defesa da educação. Estaria mobilizando a categoria, estimulando os professores através do Sintepe, estaria nas ruas nos atos públicos como estamos fazendo contra esse desgoverno de desmonte do nosso país.”
A vereadora enfatizou no seu discurso que nossos educadores atualmente lutam a cada dia por melhores condições de ensino, melhores salários e que merecem o respeito de todos, honra e aplausos. Continuou a vereadora: “Essa medalha pode não ser o que merecemos, nem de perto, mas nesse momento, é o carinho que a Casa Plínio Amorim tenta fazer a cada um e a cada uma de vocês, que faz com amor e dedicação o trabalho que não se limita à sala de aula, mas a todas as vidas”.
A vereadora Maria Elena Alencar saudou a todos os professores e professoras presentes e saudou em nome de todos os convidados a professora Mundica que durante 40 anos foi uma das grandes mestras do Colégio Dom Bosco e também professora de rede estadual de ensino de Pernambuco. A vereadora também destacou o trabalho da professora Isabel Cristina que leva o nome da honraria como um dos grandes baluartes da educação petrolinense e relatou um pouco da história de como surgiu o 15 de outubro homenageando o professor e citou: “Esse dia, portanto, nos inflama, nos instiga e deve provocar continuamente, essa Casa, a pensar o largo caminho da ação educadora desses mestres escolar, como sendo o vetor transformador que produz sabedoria, conhecimento, desenvolvimento e progresso”.
Todos os vereadores usaram da tribuna e ressaltaram o papel do professor na sociedade e que devem ser valorizados, pois o professor é a base de todas as profissões do Brasil.
Edvaldo Franciolli