A Câmara Técnica do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CT-PRSF) iniciou os estudos de integração dos diferentes planos setoriais para dar continuidade às ações de revitalização do Velho Chico. As instituições envolvidas irão propor uma estratégia de longo prazo para o programa.
A última reunião da CT-PRSF, realizada na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília (DF), deu continuidade aos trabalhos discutidos durante o seminário “Instrumentos de Suporte à Decisão do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco”, realizado pela Codevasf, em maio deste ano.
O gerente de Meio Ambiente da Codevasf, Sérgio Henrique, explicou a finalidade deste encontro. “O objetivo do encontro foi dar início ao estudo que vai integrar os diferentes planos setoriais para que a gente tenha uma visão convergente acerca do que é necessário ser feito para a revitalização do São Francisco”, afirmou.
Durante a reunião, as instituições analisaram e apresentaram considerações acerca do planejamento de trabalho dos próximos seis meses. Os debates internos da Câmara Técnica têm o intuito de integrar as diferentes visões dos planos setoriais existentes, levando em consideração a base de dados geoespacial e as prioridades de cada instituição.
Ficou definido que as instituições que compõem a Câmara Técnica e outras eventualmente convidadas, irão propor uma estratégia de longo prazo para o Programa; uma carteira estratégica de ações – conjunto de ações específicas – de curto e longo prazo; a sistemática de monitoramento e avaliação das ações, incluindo indicadores.
Segundo cronograma de trabalho apresentado na reunião, o próximo encontro está marcado para 28 de novembro. Estiveram presentes na última reunião, membros da CT-PRSF; representantes da Casa Civil, Serviço Florestal Brasileiro, Ibama, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e dos ministérios do Meio Ambiente, Integração Nacional e Planejamento, além de entidades convidadas.




