A campanha que está em sua 8ª edição, acontece em cerca de cem países, organiza eventos que começam a partir do dia primeiro de dezembro deste ano (2012), em prol da campanha contra a violência de gênero e tem o tema “Compromisso e atitude”. Desde ontem (27) o grupo colocou faixas em vários pontos de Petrolina divulgando a luta pelos direitos que vem sendo reivindicados há 24 anos, pela UBM (União brasileira das Mulheres).
De acordo com Socorro Lacerda integrante da união, o objetivo dos eventos é influenciar outras pessoas a abraçarem a causa, inclusive os homens, “queremos chamar a atenção deles (…) nós não queremos ser melhores que eles queremos lutar pela igualdade”. Afirmou.
Este ano a campanha faz uma alusão ao dia 20 de novembro com o intuito de fazer a ligação da luta em favor da mulher negra, segundo Socorro Lacerda traz para discussão a violência de gênero, raça e classe social.
Uma das lutas dos 16 dias de ativismo é trazer para a realidade local o plantão nas delegacias de proteção a mulher, “porque são nos finais de semana, feriados e a noite que os agressores estão em casa, e essas mulheres muitas vezes só tem coragem de denunciá-los no momento que acabam de ser agredidas”. Ressaltou a militante.
No primeiro dia do próximo mês acontecerá na Praça do bambuzinho em Petrolina um evento com participação da cantora Ana Rezende, as primeiras 30 mulheres a chegar receberão a camisa da UNM. No dia seis a campanha do Laço Branco, que é uma forma de incluir os homens na luta, “este laço é feito em vários países, mas aqui na região infelizmente os homens ainda são resistentes a aderir à causa”.
Na câmara de vereadores de Petrolina foram distribuídos ofícios solicitando o apoio dos mesmos à campanha, “eu conto com eles e com a participação da população nos eventos”. Ressaltou Socorro Lacerda.
Por Ingrid Barbosa
Fotos Denise Saturnino.