No Amazonas, a cheia dos rios já afetou mais de onze mil famílias nas regiões do Alto Solimões, Juruá, Madeira e Purus.O dado é da Defesa Civil do Estado. Para essas regiões já foram enviadas mais de cem toneladas de donativos, entre cestas básicas, kit dormitórios com colchões, redes, mosqueteiros, lençóis, kits de higiene pessoal e purificadores de água.
Estão em situação de emergência os municípios de Itamaraty, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Envira e Canutama. Já os municípios de Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Benjamin Constant, Humaitá, Boca do Acre estão em estado de alerta e Tapauá entrou e, estado de Atenção devido a cheia.
O Governo do Amazonas, lançou a campanha “Governo Solidário: Faça parte dessa corrente também”, para arrecadar donativos às vítimas da cheia dos rios. As doações para a campanha podem ser feitas na sede da Defesa Civil estadual, na avenida Carvalho Leal, número 1659, bairro Cachoeirinha, zona centro-sul de Manaus.
A Defesa Civil recomenda a doação de alimentos não perecíveis com prazo de validade de até seis meses, fraldas infantis e geriátricas, redes e sandálias de borracha novas.
Fonte: Agência Brasil