A Campanha Nacional contra Poliomielite termina nesta sexta-feira (21) em todo Brasil. Até o momento, Petrolina apresenta uma cobertura vacinal de 50,67% das 23.588 crianças incluídas no público alvo da ação, com idade de seis meses a menores de cinco anos. Em uma semana, a campanha imunizou 8.080.773 crianças em todo o País, o equivalente a 62,6% do público.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde, Jeane Moraes, alerta os pais a levarem seus filhos à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa. “É preciso que os pais se mobilizem e levem suas crianças para serem vacinadas, pois a paralisia infantil é uma doença grave que pode deixar sequelas e ser fatal. Não percam a oportunidade de vacinar o seu filho no período de campanha e protegê-lo desta doença”, alerta.
O último caso registrado de poliomielite ou paralisia infantil no Brasil foi há 24 anos e, desde 1994, o País mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite. “O Brasil é livre do vírus que causa a poliomielite, mas para nos mantermos nessa situação a vacinação deve ser homogênea e com altas coberturas”, ressalta a coordenadora.
A poliomielite é uma doença viral causada pela infecção através do poliovírus, o que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. O único método preventivo contra a doença é através da vacina, já que não existe tratamento específico.
Gabriella Moura