A ‘Campanha Basta de Violência Contra as Mulheres’ em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, começa oficialmente nesta sexta-feira (31). A mobilização será realizada em dois locais da cidade. A partir das 12h, no centro gastronômico Bodódromo, localizado no bairro Areia Branca, Zona Leste. E na Orla de Petrolina, às 19h.
A Secretaria da Mulher de Petrolina, em parceria com o CRAM, está trabalhando para combater o índice de violência, que cresceu 30% em 2013. Segundo dados do Núcleo de Prevenção da Violência e Acidentes da Secretaria de Saúde de Petrolina, cerca de 300 mulheres foram vítimas de agressão sexual no ano de 2013. Um aumento de 30 % com relação aos 230 casos registrados em 2012 no município.
A campanha desenvolvida pelo governo do estado, tem como o objetivo alertar sobre a importância de denunciar qualquer tipo de violência sofrida por mulheres. O público alvo serão os turistas e a população da cidade. Todos os anos, o mês de janeiro é marcado por mobilizações.
Segundo a psicóloga do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Petrolina, Renata Machado, essa campanha de conscientização é importante, porque em geral, as vítimas de violência chegam fragilizadas. “Quando elas chegam, ainda se sentem inseguras e com autoestima baixa e até se sentido culpadas pela ação sofrida. E como muitas vezes a violência acontece dentro das famílias, há um silêncio para preservar a família”, relata.
Ainda de acordo com a psicóloga, a maioria das mulheres atendidas pela rede assistencial de Petrolina chegam através do serviço de saúde. “As vítimas não procuram espontaneamente a ajuda. E só busca atendimento de saúde quando a agressão é física”, explicou Renata, que chega a atender em média oito mulheres violentadas por semana na cidade.
G1