A Organização de Procura de Órgãos de Petrolina (OPO), que funciona no Hospital Dom Malan/Gestão IMIP está participando da V Campanha de Doação de Órgãos. Ação é promovida pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). As atividades começam a partir de hoje (20) e seguem até o próximo dia 23.
A programação da campanha conta com palestras, panfletagem e discussões sobre o tema em hospitais, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e nas Escolas Dom Malan e Fernando Idalino Bezerra em Petrolina (PE).
Para a coordenadora de enfermagem da OPO, Joice Requião, o objetivo da ação é sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos para salvar a vida de muitas pessoas. “Atualmente, o estado de Pernambuco tem quase 3 mil pacientes na fila de espera para receber um órgão”, disse.
Ainda segundo Joice, a OPO de Petrolina tem se destacado na questão de doações de órgãos. A meta da Organização é conseguir uma doação e seis notificações de potenciais doadores por mês. “Ao todo, durante o ano de 2012, já conseguimos 10 doações. Só neste mês (novembro) foram duas doações. Inclusive a centésima doação do estado, que foi um coração, foi originado daqui de Petrolina”, ressaltou.
A coordenadora explica que para ser um doador a pessoa precisa avisar, em vida, aos familiares que tem esse desejo. “É a família que autoriza ou não a doação. Então, é necessário que eles saibam dessa vontade que o individuo teve em vida”, finaliza Joice.