A Campanha de Vacinação contra Poliomielite foi prorrogada até o dia 5 de julho. Em Petrolina, foram imunizadas 18.106 crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos, o que representa 72,92% do total das 24.892 que devem ser vacina das no município. A meta do Ministério da saúde é vacinar 95% do público alvo.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, Jeane Morais, alerta os pais a levarem seus filhos à unidade de saúde mais próxima de sua casa “É preciso que os pais se conscientizem que a vacina contra Pólio é necessária para a saúde de seu filho. A paralisia infantil é uma doença grave que pode deixar sequelas e ser fatal”, enfatiza Jeane.
Mesmo as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia podem receber as gotinhas. Apesar de estar erradicado do Brasil desde 1990 – com o último caso em 1989 -, é preciso continuar mantendo o vírus fora de circulação no país. Não existe tratamento contra a doença, o único método de prevenção é a vacina.