Com o objetivo de alertar a sociedade para os problemas enfrentados pelo rio São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) promove, no dia 03 de junho, o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, com o lançamento da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”.
A ação foi apresentada à imprensa nesta quarta-feira (27) pelo presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, em Brasília (DF). Estiveram presentes, a convite do CBHSF, o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Eduardo Motta, a secretária-executiva Kênia Marcelino, o assessor da presidência da Codevasf Athadeu Ferreira e o chefe substituto da Unidade de Conservação da Água, Solo e Recursos Florestais, Antonio Silva. A Codevasf é uma das entidades com assento no Comitê.
Durante o evento, Anivaldo Miranda fez uma breve apresentação do trabalho do CBHSF para contextualizar os objetivos da campanha. “A campanha não é contra ninguém. É simplesmente a favor do Velho Chico, daí que a ideia não é protestar. A ideia é alertar a nossa população para os problemas enfrentados pela bacia do rio São Francisco e dar a todos os segmentos da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada a possibilidade de anunciar alguma boa ação em favor do rio e de seus afluentes”, explicou Miranda.
O Dia Nacional em Defesa do Velho Chico será marcado por mobilizações em toda a extensão da bacia, alertando a sociedade para a necessidade de preservação do São Francisco. Estão programadas barqueata, peixamento, debates e mobilizações envolvendo pescadores, comunidades indígenas, quilombolas, pesquisadores, estudantes e gestores público. A campanha também dará destaque a discussões relevantes para a vida do rio como a vazão ecológica, disponibilidade hídrica e os usos múltiplos das águas.




