Esclarecer sobre o câncer de colo uterino e realizar gratuitamente o exame Papanicolau. Esses são objetivos da nova Campanha de Preventivo, que será realizada pelo Serviço Médico, Odontológico e Social (SMOS) da UNEB nos dias 13 e 14 deste mês.
Mary Galvão, coordenadora do SMOS, esclarece que o exame, que detecta células cancerosas ou anormais, deve ser realizado por todas as mulheres, pelo menos, uma vez ao ano.
“Vale salientar que é necessário apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteira de identidade. Sem os documentos não será possível realizar o exame”, lembra Mary Galvão, frisando que esta é a quarta vez que a campanha será realizada pelo SMOS.
A programação da campanha, promovida em parceria com a Secretaria estadual da Saúde (Sesab), terá como convidada a enfermeira Solange Souza. A profissional vai apresentar a política de combate à doença, na manhã de terça-feira, no auditório do Departamento de Ciências da Vida (DCV) do Campus I, em Salvador, local que sediará também as demais atividades.
De acordo com o Portal ABC da Saúde, o câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente, 24% de todos os carcinomas.
Ascom UNEB