Campanha pede doações a vítimas de tornado

dacoesMoradores da região de Itapetininga (SP) iniciaram nesta segunda-feira (23) uma mobilização para arrecadar doações que serão destinadas às famílias de Taquarituba (SP). Na cidade, pelo menos 150 famílias estão desalojadas depois da passagem de um tornado que provocou destruíção na tarde de domingo (22). As campanhas são realizadas em Taguaí, Itaí, Avaré e Itapetininga e Itapeva (SP).

Em Itapetininga, um grupo de amigos tem usado as redes sociais para arrecadar os donativos. De acordo com a comerciante Gláucia Marcela Barbosa do Nascimento, o trabalho foi iniciado por volta das 12h. Ela disse que tomou a iniciativa depois de saber da situação. “Você olha e sente necessidade de ajudar”, afirma.

A voluntária conta que entrou em contato com comerciantes da cidade e três pontos de coleta foram disponibilizados aos interessados em ajudar. Os locais são: Academia Moving, na avenida Tenente Urias, 650; Academia Ultimati, na avenida Tenente Urias, 403; e Ub Estética, na avenida Professor Francisco Valle, 1565. A voluntária afirma que tem pedido aos amigos e conhecidos a doação de alimentos, cobertores e colchões. “Dependendo da quantidade arrecadada, eu vou para Taquarituba levar. Agora se arrecadarmos um volume grande de produtos, vou precisar de ajuda de pessoas que tenham veículos grandes para fazer a entrega”, comenta.

Segundo o Cras de Taquarituba, há necessidade de colchões, cobertores, roupas, lona plástica, alimentos e até mesmo materiais para construção, entre eles telhas, para reconstrução de telhados. As doações podem ser entregues no Ginásio de Esportes da Vila São Vicente. O endereço é Rua Manoel Joaquim Mendes, s/nº.

A agente de saúde de Taquarituba, Anair Nunes da Rocha, que está no ginásio de esporte da Vila São Vicente, para onde as famílias desalojadas estão sendo encaminhadas, outros produtos importantes que as vítimas precisam são toalhas, roupas para crianças, fraldas e produtos de limpeza e de higiene pessoal.á quem quiser contribuir financeiramente pode fazer um depósito na conta aberta no Banco do Brasil com o nome ‘SOS Taquarituba’. A conta corrente é 95.000-9, agência 2712-X.

Já em Avaré, a mobilização é organizada pela prefeitura e pela Polícia Militar. De acordo a assessoria de imprensa, além dos produtos citados, a Santa Casa também precisa de suturas para dar suporte ao atendimento às pessoas feridas. Segundo dados divulgado pela prefeitura, 64 pessoas ficaram feridas. O tornado ainda provocou a morte de outras duas pessoas.

Em Avaré, as doações podem ser entregues nos seguintes endereços:

– Fundo Social de Solidariedade, na rua Maranhão, 1.578, no centro da cidade;

– Postos da Polícia Militar: Rua Bélgica, 171, no Jardim Europa; Rua Bahia, 100, no bairro Água Branca; e Rua Maneco Dionísio, 204, no Bonsucesso.

Em Taguaí, os interessados em ajudar podem procurar o Centro de Saúde que fica na rua João Floriano Martins, 215. Mais informações pelo telefone (14) 3386-1227.

Já em Itaí, as doações podem ser feitas no Fundo Social de Solidariedade, que fica na avenida Santo Antônio, 741. O telefone é o (14) 3761-3557.

De acordo com a Coordenaria Estadual de Defesa Civil, o estado tem prestado ajuda humanitária aos moradores atingidos pelos danos. Foram entregues kits de higiene, kits de limpeza, colchões, cobertores, lençóis, rolos de lonas plásticas, agasalhos, camisetas e pares de tênis.

G1

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Ministra defende endurecimento da pena por fogo intencional

post-image

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, classificou como inadequadas inadequadas as penas previstas nas leis brasileiras para crimes ambientais como o uso do fogo para causar incêndios criminosos.

“Porque a pena de dois a quatro anos de prisão é leve e quando a pena é leve, às vezes ela é transformada em algum tipo de pena alternativa e ainda há atitude de alguns juízes que relaxam completamente essa pena”, questionou.

A declaração foi dada durante a participação no programa Bom Dia Ministra, do Canal Gov, nesta terça-feira (17), em Brasília. A ministra reforçou ainda que, neste momento, qualquer incêndio florestal se caracteriza como criminoso e representa ameaças ao meio ambiente, à saúde pública, ao patrimônio e à economia brasileira.

“Há uma proibição de uso do…

Read More
Política Relevantes

Conquista: TRE-BA forma maioria para impugnar Sheila Lemos

post-image

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) formou maioria ontem para declarar a inelegibilidade da candidata à reeleição à prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, Sheila Lemos (União Brasil). A postulante foi alvo de impugnações sob a alegação de que a reeleição representaria um terceiro mandato consecutivo na chefia do Executivo municipal pelo mesmo grupo familiar – o que é vedado pela Constituição Federal. As contestações foram apresentadas pela Federação Brasil da Esperança (PT/PcdoB/PV).

Os impugnantes basearam seus argumentos na participação da mãe de Sheila, Irma Lemos, que atuou como vice-prefeita de 2017 a 2020 e assumiu interinamente a prefeitura em duas ocasiões: uma vez por 10 dias em 2019 e, posteriormente, em dezembro de 2020, devido ao afastamento do prefeito Herzem Gusmão por motivos de saúde. Segundo as contestações, essa transição de poder de mãe para…

Read More
Política Relevantes

Debate eleições 2024: Datena diz que não se arrependeu de ter agredido Marçal

post-image

O candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) disse que não se arrependeu de ter agredido o adversário Pablo Marçal (PRTB) durante o debate promovido pela TV Cultura no domingo, 15. O apresentador atacou o influenciador com uma cadeira, após ter sido provocado.

Datena disse que se descontrolou após Marçal ter citado um caso de assédio sexual em que foi envolvido em 2019. O desgaste provocado pela denúncia, que acabou arquivada pela Justiça, teria levado a sogra do apresentador à morte. “Eu senti tudo isso voltar na minha cabeça e não pude me conter. Estou errado? Estou. Mas fazer o que? Já foi”, disse o apresentador, em entrevista à TV Cultura, após ter sido expulso do debate.

Marçal deu entrada no Hospital Sírio-Libanês e está com “suspeita de fraturas na região torácica”, segundo a…

Read More
Política

Lula escolhe Macaé Evaristo para comandar Ministério dos Direitos Humanos

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada estadual do PT de Minas Gerais Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos. Lula se reuniu ontem com a petista no Palácio do Planalto.

Macaé Evaristo entra para o governo após Lula demitir o advogado Silvio Almeida, envolvido em acusações de assédio sexual. O convite para a deputada foi confirmado pelo próprio presidente em sua rede social. “Hoje, convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, disse Lula.

Após o anúncio de seu nome, Macaé Evaristo, afirmou que há muito trabalho pela frente para ser feito na pasta diante dos grandes desafios que têm no Brasil na área. Ela, porém, disse seguir com esperança, com…

Read More
Política

Com tensão na Venezuela, Lula se reúne com nº 2 do Itamaraty

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, neste domingo (8/9), com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Maria Laura da Rocha, no Palácio do Alvorada, para discutir a tensão na Venezuela. Ela representa a pasta enquanto o ministro Mauro Vieira cumpre agenda no Oriente Médio.

No sábado (7/9), a relação do Brasil com o país vizinho ganhou um novo episódio de tensão depois que o regime da Venezuela revogou “de maneira imediata” a representação dos interesses da Argentina e de seus nacionais em território venezuelano pelo Brasil. Em nota, o Itamaraty informou que viu com “surpresa” a ação de Nicolás Maduro.

Em agosto, o Brasil assumiu a representação diplomática argentina e as de pelo menos outros cinco países na Venezuela, após elas terem sido expulsas pelo regime de  Read More

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More
Política Relevantes

PT tenta barrar mudança da Ficha Limpa que pode beneficiar Bolsonaro

post-image

O PT no Senado apresentou no plenário da Casa uma proposta para tentar evitar que o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa possa beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A votação estava marcada para esta terça, 3, mas, diante da falta de consenso sobre o tema, foi adiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A atual redação do projeto diz que um candidato só pode se tornar inelegível em caso que implique cassação de registro ou diploma, quando eleito. Segundo um dos idealizadores da Lei de Ficha Limpa, o ex-juiz Márlon Reis, como Bolsonaro perdeu o pleito e não foi diplomado, ele poderia se beneficiar da brecha legal.

O próprio Reis disse que se reuniu com senadores ligados ao governo para alertar sobre o que estava sendo votado. Essa proposta é criticada por movimentos…

Read More