Uma cena que infelizmente é registrada no trânsito de cidades de médio e grande porte diz respeito à ocupação ilegal de vagas de estacionamento que são destinadas às pessoas com deficiência. Outra situação que também se observa é o fato de muitos motoristas não esperarem a passagem de pessoas com mobilidade reduzida em faixas de pedestres. Com o objetivo de evitar que cenas como estas aconteçam com freqüência em Petrolina, a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) – em parceria com a Secretaria de Acessibilidade, Polícia Militar, Setransvaf e empresas privadas da região – lança nesta terça (09), a campanha ‘ Tá Difícil para você? Imagine para nós!’. A primeira blitz de conscientização acontece às 7h30, na avenida Guararapes, nas imediações da Praça das Algarobas.
A idéia dos órgãos envolvidos é conversar e tirar dúvidas da população, além de distribuir panfletos e outros materiais de divulgação. “A maior queixa que recebemos é sobre o uso indevido do estacionamento para deficientes e isso tanto no centro da cidade como nos estacionamentos de empresas privadas. Esperamos que o saldo da campanha seja bastante positivo, pois através do conhecimento das leis as pessoas poderão nos ajudar a promover o bem estar de toda a comunidade”, frisa a secretária de Acessibilidade de Petrolina, Rosemary Andrade.
Devem participar desta iniciativa, agentes de trânsito, policiais militares, equipe da secretaria de Acessibilidade e fiscais de trânsito. “Pretendemos sensibilizar a população de Petrolina quanto ao respeito às leis de trânsito e ao atendimento às pessoas com deficiência nos sinais, nas faixas de pedestres e nos estacionamentos distribuídos na cidade”, ressalta o coordenador de Educação para o Trânsito da EPTTC, Jilmar Barros.
As próximas mobilizações da campanha estão marcadas para acontecer no dia 15, na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio próximo ao Colégio Adelina Almeida; dia 23 na Avenida da Integração nas imediações da secretaria de Obras; e dia 29 na Avenida José de Sá Maniçoba, próximo ao Centro de Reabilitação Visual.