Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino: conheça as regras e as equipes participantes

A terceira edição do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino começa no dia 7 de setembro, com oito jogos abrindo a primeira rodada. Serão 20 equipes de todas as regiões do país dividas em cinco grupos na primeira fase. Quatro equipes tradicionais no futebol masculinos também disputarão o futebol feminino este ano: Flamengo, Santos, Portuguesa e América Mineiro. A equipe campeã em 2014 foi a Ferroviária de Araraquara (SP).

A TV Brasil transmitirá os jogos do campeonato desde a primeira fase.  A primeira partida será na quarta (9), com a transmissão do jogo Santos-SP e Pinheirense-PA ao vivo, às 15h.

O campeonato confirma as ações para fortalecimento da prática do futebol entre as mulheres no país, como a criação de uma seleção permanente e um calendário com duas competições nacionais – o Brasileiro e a Copa do Brasil. Apesar da seleção ter caído precocemente no Mundial deste ano – a equipe foi eliminada nas oitavas de final pela Austrália –, as meninas conquistaram a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos no Canadá.

O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, afirma que o campeonato é uma mostra da evolução do futebol feminino no país, que começou com a Copa do Brasil Feminina e se consolida com o Campeonato Brasileiro Feminino. “O esforço é para que a competição cresça em termo de valor, cresça em olhos da mídia, cresça em olhos dos clubes”, afirma em depoimento ao site oficial.

A jornalista Lu Castro, do blog “Futebol para Meninas” do Lancenet, aponta a necessidade de um calendário nacional para estruturar o esporte no país, com as equipes jogando o ano inteiro. Para ela, a atual forma de disputa evidencia uma desiquilíbrio na preparação das equipes, já que apenas alguns clubes contam com atletas com dedicação exclusiva para o esporte. “Este desiquilíbrio prejudica a própria visibilidade do futebol feminino, já que há uma grande diferença de competitividade”, afirma.

As equipes

A principal competição de futebol feminino do país será disputada por vinte clubes de 7 setembro a novembro deste ano. A Ferroviária de Araraquara (SP), foi a primeira equipe a se garantir no torneio, após vencer o Brasileirão e a Copa do Brasil Feminina de 2014. As meninas do Kindermann de Santa Catarina, vice-campeã do campeonato do ano passado, também conquistaram uma vaga para a competição de 2015.

Outras quatro equipes estarão na competição por disputarem a Série A ou B do futebol masculino em 2014. Santos, Flamengo, América Mineiro e Portuguesa foram os times que mostraram interesse em disputar o campeonato feminino. Este dispositivo do regulamento abriu espaço para clubes que não investiam na modalidade: é o caso do América Mineiro e do Flamengo, que montaram equipes às vésperas do campeonato. O Santos havia retomado a equipe feminina no começo do ano e tem uma história na modalidade: as “Sereias da Vila” foram bicampeãs na Libertadores feminina e da Copa do Brasil. Já a Portuguesa, uma das equipes pioneiras na modalidade investindo no feminino desde a década de 1990, é um dos poucos dos grandes clubes com estrutura para as jogadoras.

A assessora especial para o futebol feminino do América Mineiro, Bárbara Fonseca, conta que o time foi iniciado no final de julho deste ano. Ela que era dirigente do Santa Cruz, atual campeã mineira, disse que procurou os grandes clubes da capital mineira para um projeto de consolidar o futebol feminino no estado e que apenas o América se mostrou interessado em incentivar a modalidade.

Mas a jornalista Lu Castro aponta um problema de se privilegiar as equipes “de camisa”, em vez de investir nas equipes que realmente apostam no futebol feminino, já que os grandes clubes não estão dispostos a investir na modalidade. Manoel Flores, da CBF, afirma que a intenção é aproximar os grandes clubes da modalidade e fazer com que “clubes enxerguem não só os custos, mas o benefício de ter uma equipe feminina”.

A maior parte da equipe americana é formada por ex-jogadoras do Santa Cruz. O Coelho hoje banca a infraestrutura de deslocamento, taxas federativas e a alimentação, mas as jogadoras ainda são voluntárias e treinam duas vezes por semana em seus horários livres. “O apoio de uma time tradicional é fundamental para buscar os patrocínios necessários para profissionalizar a equipe”, afirma Bárbara.

As outras equipes entraram no campeonato por conta de suas posições no Ranking Nacional de Clubes Femininos da CBF. O estado de São Paulo contará com o maior número de participantes. Além da Ferroviária, Portuguesa e do Santos, Centro Olímpico, Rio Preto e São José – atual campeão da Libertadores e do Mundial da Fifa – também estarão no campeonato. O Duque de Caxias fará companhia ao Flamengo na representação dos cariocas.

A equipe do Iranduba do Amazonas e o Pinheirense do Pará representarão a região Norte. As baianas do São Francisco, as paraibanas do Botafogo, as cearenses do Caucaia, as piauienses do Tiradentes, as pernambucanas do Vitória e as maranhenses do Viana serão as representantes do Nordeste.

O Centro-Oeste conta com uma única equipe representante, o Mixto do Mato Grosso. Além das catarinenses do Kindermann, vice-campeã do Brasileirão 2014 e atual campeã da Copa do Brasil, a região Sul ainda terá a equipe do Foz Cataratas do Paraná.

Modo de disputa

Na primeira fase, as 20 equipes estão divididas em quatro grupos e se enfrentam em cinco rodadas de turno único. As duas melhores equipes de cada grupo classificam-se para a segunda fase, onde serão divididas em dois grupos de quatro equipes, que jogam entre si em dois turnos. Nesta fase, a CBF realizará um processo de sorteio das jogadoras da seleção permanente para que reforçem as oito equipes.

As duas melhores dos dois grupos avançam para a fase semifinal, em jogos eliminatórios de “ida e volta” ou “mata-mata”. As vencedoras se enfrenam na grande final também em dois jogos, com transmissão da TV Brasil.

Confira os grupos da primeira fase:

Grupo 1: Ferroviária (SP), Iranduba (AM), Pinheirense (PA), Rio Preto (SP) e Santos (SP)

Grupo 2: Centro Olímpico (SP), Duque de Caxias (RJ), Flamengo (RJ), Kindermann (SC) e Portuguesa (SP)

Grupo 3: América (MG), Foz Cataratas (PR), Mixto (MT), São Francisco (BA) e São José (SP)

Grupo 4: Botafogo (PB), Caucaia (CE), Tiradentes (PI), Viana (MA) e Vitória (PE)

Participação das atletas da seleção permanente

A CBF deu início no começo do ano ao projeto de seleção permanente do futebol feminino. As atletas irão treinar juntas até os Jogos Olímpicos de 2016. O técnico da seleção Vadão formou o grupo com as principais jogadoras do país, com exceção das que jogam em clubes do exterior – como a craque Marta. Apesar de não ter feito uma boa campanha na Copa do Mundo Feminina, a seleção permanente conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano de julho, no Canadá.

Seleção brasileira feminina ouro no Pan
Seleção brasileira feminina ouro no Pan de 2015. Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A novidade do Campeonato Brasileiro deste ano é que as jogadoras da seleção permanente poderão ser aproveitadas pelos clubes. Os oito clubes que chegarem àsegunda fase escolherão as atletas a partir de um sistema de seleção, conhecido como draft. As normas e os critérios para esta escolha ainda serão definidas pela CBF. Manoel Flores, diretor da CBF, afirma que a medida é mais uma forma para valorizar o campeonato e chamar atenção da mídia, promovendo também um equilíbrio da competição.

A indefinição sobre como serão dividas as atletas geram dúvidas nos clubes. Para a dirigente do América Mineiro, Bárbara Fonseca, o sistema deve garantir um equilíbrio entre as equipes que disputarão a segunda fase. Mas a decisão já cria bastante expectativa na cartola. “Será muito positivo contar com jogadoras de nível da seleção, isso motivará muito a equipe”, afirma.

Para a jornalista Lu Castro, outro desafio para o draft será a falta de estrutura da maioria dos clubes que disputarão o Brasileiro. “As jogadoras da seleção podem não ter boas condições para a manutenção da treinamento que estão tendo na CBF”, afirma. Outra questão a se resolver será a forma de escolha dos clubes, já que um simples sorteio poderá indicar atletas em que os clubes já podem ter opções.

Fonte: Agência Brasil

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More
Política Relevantes

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos”, diz ministro da Saúde

post-image

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS) para construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. A medida faz parte das ações do AdaptaSUS, plano apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.

O AdaptaSUS prevê estratégias para que a rede de saúde pública enfrente os impactos das mudanças climáticas, contendo 27 metas e 93 ações a serem executadas até 2035. O anúncio foi feito durante a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para…

Read More