Luiz Giácomo começa sua preparação para conquistar seus objetivos no ano de 2013. O atleta vai à busca de seu pentacampeonato brasileiro que acontecerá em Brasília nos dias 20 e 21 de abril de 2013, bicampeonato sul americano na Argentina sem data definida e o bicampeonato mundial máster na Itália nos dias 14 e 15 de setembro na cidade de Salerno.
Para alcançar suas metas, Luiz Giácomo passa por um intenso treinamento e possui uma alimentação altamente equilibrada.
Luiz no auge dos seus 71 anos não mede esforços para conquistar esses prêmios, foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial em sua categoria, trazendo um marco inédito para o nosso país. Isso tudo só veio através da sua garra e força de vontade, pois não é fácil consolidar uma carreira profissional como químico e atleta de patinação.
Engenheiro químico de formação e patinador por paixão, toda essa rotina corrida, nem de longe se parecem com a de um senhor de 71 anos, cuja forma e saúde física aparentam estar em seu auge.
Luiz Giácomo dá um exemplo no quesito vigor, o campeão não poupa esforços para manter a boa forma física. Freqüenta todos os dias a academia onde trabalha intensamente seu condicionamento físico e patina nas manhãs dos finais de semana no Parque Villa Lobos (SP).
Além de atleta, Luiz é palestrante e profissional de química. Em suas palestras traz como tema suas lições de vida e liderança e a superação das dificuldades e redescobertas da vida na terceira idade. Também já atuou em diversas peças publicitárias, sua simpatia garante presença constante na mídia.
Luiz Giácomo possui dois cartões de visitas, um são seus equipamentos esportivos como macaquinho (roupa especifica do esporte), joelheira, capacete e seus patins, e a outra é seu terno e gravata. Luiz é profissional de química e trabalha em sua empresa até hoje, ele diz que o esporte é o melhor remédio para sua saúde.
Tendo alcançado sua principal meta no esporte que foi o campeonato mundial, agora Luiz Giácomo volta-se para novos horizontes em busca de novos desafios, como o campeonato paulista que será em São Paulo, o campeonato brasileiro em Brasília, o sul americano na Argentina e o campeonato mundial que deve acontecer novamente na Itália. A data dos campeonatos ainda não foi definida.