Na semana que antecede a Jornada Pedagógica e o início do ano letivo 2014, tomaram posse os 31 novos candidatos aprovados e convocados na 6ª chamada do Concurso Público da Educação. Nesta terça-feira (14), os mais novos servidores efetivos da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro entregaram a documentação exigida, realizaram os exames médicos e concluíram o dia assinando a ata de posse.
As vagas remanescentes eram para os cargos de: Secretário Escolar (Sede, Itamotinga, Massaroca e Maniçoba); Articulador de Educação Tecnológica (Sede, Itamotinga, Maniçoba, Juremal, Junco e Carnaíba); Professor de Ed. Infantil e Séries Iniciais (Sede); Professor Titulado para História (Junco); Professor Titulado para História (Junco).
De acordo com a Superintendente de Administração e Gestão de Pessoas, Mary Adriana dos Santos Evangelista, com a posse efetivada hoje, os novos servidores poderão participar da preparação de mais um período letivo. “É importante esse momento porque eles começam a se interar sobre a política da Rede Municipal, a trocar informações e a entrar no clima de compromisso que envolve toda a educação pública municipal”, destacou.
Para o jornalista e professor de História, Aurílio Marcos Alves Silva, essa é uma boa oportunidade de ingressar como docente efetivo em uma rede de ensino que é referência no norte da Bahia. “A educação de Juazeiro vive um momento onde se percebe a existência de projeto, gestão e direcionamento. As coisas estão mudando e começam a ficar mais propositivas e inovadoras. As referências são ótimas, sabemos que aqui o professor é valorizado e a educação oferecida é de qualidade. Então, espero poder contribuir com esse novo cenário”, revelou Aurílio, que mesmo concursado não pretende largar a comunicação.
Quem também vibrou com a posse foi Karen Taylla Santos Cabral. A educadora já fez parte do quadro da Rede duas outras vezes, mas como contratada. “Logo que vim para Juazeiro procurei a secretaria, pois tive ótimas referências, inclusive de organização. Acho muito importante essa gestão ter priorizado a educação, pois esta é a base de qualquer pessoa e de uma sociedade. Portanto, hoje me sinto feliz de ser mais uma efetiva. Atuarei em um cargo novo, que trabalha com tecnologia e pretendo fazer a diferença”, afirmou Karen, que é graduada em Língua Inglesa e tomou posse nesta tarde para a função de Articuladora de Educação Tecnologica.
O concurso
O Concurso Público da Educação, realizado em 2011, aconteceu por iniciativa do prefeito Isaac Carvalho, com o objetivo de democratizar o ingresso no ensino público municipal, oferecendo segurança ao docente e, consequentemente, uma melhoria na qualidade da educação. Foram disponibilizadas inicialmente 392 vagas, mas, superando as expectativas, até o momento foram chamados mais de 550 candidatos. A realização do certame também possibilitou a criação oficial dos cargos de Secretário Escolar e Articulador de Educação Tecnológica que não existiam.
Uma novidade anunciada no mês de dezembro estende por um período de 2 anos a validade do certame – realizado em 2011 com base na Lei Nº 2.141/2010.