A mais tradicional manifestação da cultura nordestina tem uma grande noite programada para hoje, na cidade de Juazeiro da Bahia. É uma grande cantoria de viola com a participação de repentistas consagrados no nordeste e nacionalmente. As apresentações começam às 20h30 deste sábado, no palco do Centro de Cultura João Gilberto.
Vão participar dos tradicionais improvisos e qualificadas composições metrificadas, os cantadores Luciano Leonel, João Lídio, Rafael Neto e Cícero Galvão. Os quatro prometem surpreender o público da região com um repertório de repentes e belos versos em rimas de sonoridades perfeitas e que podem retratar com maestria a vida do nordestino ou mesmo o cotidiano do mundo.
Para conhecer melhor os participantes da cantoria, podemos esclarecer que o repentista Luciano Leonel é pernambucano de Cachoeirinha e começou a cantar aos 17 anos. Natural de Sertânia, em Pernambuco e ganhador de diversos festivais de repente, João Lídio é considerado um dos melhores repentistas da nova geração. O poeta popular, repentista e cordelista Hélison Rafael da Silva Nascimento, mais conhecido como Rafael Neto é natural de Aracajú, Sergipe. Já ganhou diversos festivais de repente, tem 2 CDs lançados, 2 coletâneas de poesias e 65 folhetos de literatura de cordel. O quarto violeiro a se apresentar neste sábado no João Gilberto é um poeta repentista que começou a fazer seus primeiros versos aos 12 anos no município cearense de Juazeiro do Norte. Campeão de diversos festivais, gravou cinco CDs além de participações em 3 DVDs de festivais.
As participações especiais vão ficar por conta dos poetas Mauro Ramalho e Natanael Cordeiro. Grande poeta, escritor e declamador, o cearense de Juazeiro do Norte, Mauro Ramalho já ganhou diversos concursos em prosa e principalmente em versos pelo interior da Bahia. Já o repentista e sanfoneiro Natanael Cordeiro atuou em diversas rádios nordestinas. Ele é o Presidente da Associação dos Cantadores e Poetas do Vale do São Francisco e tem 10 CD’s gravados.
da redação do Nordeste Rural