Um cão de estimação foi resgatado de barco por soldados do primeiro regimento de infantaria de auto-defesa japonês, em uma área residencial inundada pelo rio Kinugawa, em Joso, Ibaraki,Japão, neste sábado (12). A enchente foi causada pelo tufão Etau.
Equipes de resgate trabalham para socorrer centenas de pessoas bloqueadas na cidade japonesa de Joso após a cheia do rio, provocada pelas chuvas torrenciais da semana, que deixaram pelo menos três mortos e 26 desaparecidos.
As chuvas provocaram a cheia de outro rio nesta sexta e uma cidade mais ao norte também ficou inundada.
As autoridades mobilizaram quase 5.800 soldados, policiais e bombeiros nas áreas inundadas. Em Joso, os helicópteros dos bombeiros, da polícia, do exército e dos canais de televisão sobrevoavam o rio Kinugawa, que registrou uma intensa cheia na quinta-feira e inundou parte da cidade de 65.000 habitantes, que fica 60 km ao norte de Tóquio.
O alerta de nível máximo segue em vigor nas regiões, que foram muito afetadas pelo tsunami de 11 de março de 2011. O tufão Etau, que atingiu o Japão na quarta-feira, se deslocou para o Mar do Japão, mas as chuvas intensas persistem no arquipélago.
Fonte: Portal G1