O apicultor Carlos Pires participa pela segunda vez do VI Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura, que acontece durante essa sexta-feira, dia 10, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus. Dono da “Rei do Mel”, ele atua há 14 anos na cidade de Remanso e chega a produzir e comercializar 50 toneladas da iguaria, com São Paulo, Santa Catarina e até a União Europeia na lista de polos consumidores.
O produtor é um dos mais de 30 apicultores da caravana que partiu da região de Juazeiro em direção ao Congresso em busca de qualificação. “Eventos como esse proporcionam crescimento profissional, pois nos estimulam a pensar em expandir os negócios e investir em novos segmentos, além de adquirir novas informações da área e trocar experiências com outros apicultores”, revela o empreendedor.
Para o técnico do Sebrae Juazeiro, Robério Araújo, a participação dos apicultores da região na atividade resulta no fortalecimento da cadeia produtiva regional e incentiva a produção diversificada e comercialização de produtos oriundos da apicultura. “É a oportunidade do produtor compartilhar conhecimentos da área, ter acesso a novas informações por meio dos minicursos e palestras e aproveitar esse aprendizado aplicando no próprio negócio”.
A programação do evento inclui minicursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos sobre nutrição. Durante o congresso também acontece o III Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen e o VIII Seminário de Própolis do Nordeste & VI Feira de Produtos e Equipamentos.




