Quem comandará o reinado da alegria durante o “Carnaval de Juazeiro 100 Anos”? Os súditos da folia conhecerão os dois Reis Momos (tradicional e da melhor idade), as duas Rainhas (tradicional e da melhor idade) e as duas princesas (tradicional) no próximo domingo (9) em evento realizado pela Secretaria de Cultura e Juventude no Palco Multicultural da Orla 2, no Circuito Daniel Alves. É o concurso de Reis Momos e Rainhas do Carnaval 2014.
Candidatos não faltam. No total são 21 postulantes, entre jovens e idosos, à coroação e também ao prêmio em dinheiro: Mil reais (Reis e Rainhas) e 500 reais (Princesas). A cabeleireira e carnavalesca Valdeci Gomes resolveu competir ao posto de “Rainha da Melhor Idade” carregando consigo a experiência de quem aos 71 anos já vivenciou muitos capítulos e ainda continua ajudando a escrever parte importante da história da festa centenária.
“Sou do carnaval desde criança e continuo até hoje através do bloco que dirijo, o Recordar É Viver. Por isso achei muito boa essa iniciativa da Prefeitura em também prestigiar os foliões das gerações mais antigas durante essa data tão importante, quando iremos comemorar os cem anos de festa momesca. Estou motivada e ansiosa pelo concurso”, revelou a veterana foliã.
Candidato a Rei Momo pela segunda vez, o vigilante Ângelo Marcos Bomfim, de 33 anos e 120 kg, disse estar mais preparado e confiante para enfim conseguir a coroa. “Na primeira vez eu não tinha experiência, mas agora me preparei melhor e já sei o que fazer para convencer os jurados a me elegerem”, atestou.
A estudante Juliete Pereira de Souza aos 24 anos traz a experiência de ter participado dos dois últimos concursos e de ter sido eleita 1ª Princesa no carnaval de 2013. “Agora chegou a minha vez de ser Rainha, essa é a minha meta para este ano e me sinto muito preparada para o posto”, sentenciou a candidata.
Também não faltam candidatos de primeira viagem no certame momesco juazeirense, a exemplo da técnica em Eletrotécnica soteropolitana Andresa Dias, de 22 anos. Residente em Juazeiro há dois anos, ela destacou o motivo pelo qual está concorrendo. “Mesmo quando ainda morava em Salvador eu já ouvia falar dessa grandiosa e maravilhosa festa que acontece aqui em Juazeiro. E é com muita honra que estou concorrendo para representar esse povo tão festeiro e alegre”.
O gerente de cultura Wellington Monteclaro falou sobre a importância de se dar continuidade a essa tradição. “O concurso de Rei Momo e da Rainha representa o que há de mais importante no carnaval: a fantasia popular”, definiu. Logo após o concurso, que acontecerá neste domingo (9) no Palco Multicultural da Orla 2, haverá shows das bandas Nossa Cor, Swing Samba e Asa de Águia.