O compositor Mauricio Dias Cordeiro – um juazeirense que tem a cidade impregnada nos versos e na alma – com o objetivo de prestar mais uma homenagem à maior festa popular de Juazeiro acaba de lançar o CD “100 Anos de Carnaval”. O trabalho conta com o apoio da Prefeitura e traz sete músicas, entre inéditas e regravações de alguns clássicos que embalaram a folia nas ruas e clubes locais. Os mais saudosistas certamente irão aplaudir e se emocionar com os famosos hinos da 28 de Setembro e da Sociedade Apolo, respectivamente compostos por Edilberto Trigueiros e Sebastião Valença.
Originalmente gravadas em ritmo de marchinhas, a nova versão dos hinos (registrada através de um pout pourri na faixa 2) ganhou uma sonoridade contemporânea, trazendo contagiantes solos de guitarra baiana que recriam o clima da magia dos inesquecíveis carnavais embalados pelos trios elétricos de Armadinho, Dodô & Osmar. Além desse registro histórico de um dos mais belos capítulos do carnaval centenário, o compositor apresenta outras canções que traduzem bem o espírito do folião juazeirense nesse período em que toda a cidade passar a viver intensamente o reinado de Momo.
Acompanhado por uma banda formada por grandes músicos juazeirenses, no CD “100 Anos de Carnaval” Mauricio traz ainda canções que convidam o povo a ir para as ruas brincar com alegria e paz numa expressão de amor pela cidade, a exemplo de “Juazeiro Espera Você”, “Para Você Me Amar”, “Eu e Ela”, “Bossa Nova no Frevo” e o hino oficial do “Carnaval de Juazeiro 100 Anos”. Gravada na voz de Luiz Caldas, essa composição nos conduz a uma lúdica viajem pelo tempo para conhecer a história da mais tradicional festa do município, contada de maneira especial mediante lembranças afetivas de ilustres e memoráveis personagens.
“No hino do centenário eu já homenageio João Gilberto, Ivete Sangalo, Edésio, Urbano, como também alguns compositores menos conhecidos como seu Zezito, seu Galo e seu Custódio. E nesse CD eu procuro homenagear não somente as figuras que simbolizam a nossa cultura, mas também todo esse cenário onde nós vivemos: o rio São Francisco, as duas cidades e por fim as nossas raízes carnavalescas”, explicou.
Além da gravação dos hinos da 28 e da Apolo, do hino do centenário e das já citadas canções do CD, todas traduzindo bem a energia de pertencimento e de amor por Juazeiro, o artista ainda presta uma especial homenagem ao internacionalmente reconhecido craque da Seleção Brasileira e do Barcelona, Daniel Alves, agora também eternizado em “Samba Pra Daniel”. O menino salitreiro de família humilde que alcançou o sucesso no futebol, numa trajetória versada e cantada através do talento e sensibilidade do conterrâneo compositor.
“Acredito que esse samba poderá projetar o disco para o mundo inteiro, inclusive soube que o próprio Daniel adorou a homenagem. Então agora meu desejo é que todos possam apreciar esse trabalho produzido com muito carinho no intuito de eternizar um momento único e especial quando estamos comemorando o centenário do nosso carnaval”, ressaltou Mauricio Dias.
O CD “100 Anos de Carnaval” está disponível para download nos site oficial www.carnavaldejuazeirobahia.com, no site da Prefeitura e nos blogs da cidade.