Na tarde desta segunda-feira (20) a coordenação do “Carnaval de Juazeiro 100 Anos” se reuniu com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar para discutir as ações que serão implementadas durante os dez dias de festa visando combater todo o tipo de abuso e exploração contra crianças e adolescentes.
Com o objetivo de garantir os direitos do público infanto-juvenil a coordenação do evento, a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis), o CMDCA e o Conselho Tutelar já estão trabalhando em conjunto para desenvolver um plano de trabalho que envolverá diversas ações, entre as quais a inclusão da campanha no material publicitário do carnaval e a conscientização dos proprietários de blocos e também dos produtores de festas privadas que acontecerem antes e durante o período momesco.
Para Lorena Pesqueira, conselheira do CMDCA, os pais têm papel fundamental no sentido de proteger os filhos durante a festa para que os mesmos não tenham os direitos violados. “É um direito da criança brincar e se divertir, desde que seja com segurança. E os pais ou responsáveis precisam estar realmente atentos e preocupados em protegê-los. Nossas equipes estarão por todo o circuito fiscalizando e acionando os órgãos de segurança sempre que constatarmos abusos e outros crimes cometidos contra crianças e adolescentes”, alertou.
Samuel Bezerra, coordenador geral do carnaval, ressaltou a importância da parceria com os conselhos e órgãos de segurança para que a festa seja pautada prioritariamente pela alegria e pela paz. “Através de uma ampla ação que faremos em conjunto vamos aproveitar a oportunidade quando teremos milhares de pessoas nas ruas para conscientizarmos a todos sobre a importância de cuidamos bem das nossas crianças e adolescentes e assim podermos curtir o carnaval de maneira ainda mais positiva”.
Detentor dos selos “Unicef Município Aprovado” e “Prefeito Amigo da Criança” (Abrinq) edição 2009/2012, o município de Juazeiro tem obtido grandes avanços na implantação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, especialmente nas áreas da educação e da saúde. E para avançar ainda mais nestas e em outras áreas a gestão Isaac Carvalho aderiu novamente à corrida pela conquista dos selos edição 2013/2016.
PMJ