O Cartório do 2º ofício, em Juazeiro, está fechado desde a tarde da última quarta-feira (21) e só voltará a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (26). Após a aprovação do processo de privatização dos cartórios da Bahia, oficializado no início deste ano, todos os serviços serão informatizados e o atendimento ao público deve melhorar.
Nos últimos meses, os usuários precisavam chegar ao cartório, que funcionava na Orla da cidade, ainda de madrugada para garantir atendimento, já que eram disponibilizadas apenas 100 vagas.
De acordo com Emanoele Perrota, oficial responsável pelo cartório, as mudanças são necessárias para a privatização. “Os serviços melhorarão, aumentaremos o número de funcionários e o horário de funcionamento será estendido de 08 às 17h e a população não mais precisará pegar ficha como estava acontecendo. Esperamos que essas alterações melhorem os serviços oferecidos”, frisa.
Com a privatização, novos valores serão cobrados. Autenticação e reconhecimento de firma, que são os serviços mais comuns, passarão de R$ 1,30 para R$ 3,00. A oficial esclarece o aumento. “Constantemente os valores são reajustados e, dessa vez, o acréscimo de valor ocorreu porque o Tribunal de Justiça da Bahia cobra uma taxa de fiscalização para que os serviços prestados sejam de qualidade”, esclarece Emanoele.
A partir da segunda-feira (26), esses serviços serão disponibilizados no Centro Médico Dr. Balbino, na Rua do Paraíso, bairro Santo Antonio. E, segundo a oficial de Justiça, “com todos os serviços informatizados”.
Texto e foto Laiza Campos