A comunidade de Casa Nova foi às ruas nesta quinta-feira (16) em defesa das crianças e adolescentes. O evento aconteceu para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no próximo sábado (18), contando com o apoio da Prefeitura, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar e demais entidades do município.
Levando cartazes, apitos e muita animação, as crianças e adolescentes das escolas de Casa Nova foram os destaques da mobilização, que continuou na quadra municipal de esportes, no centro da cidade, com a apresentação de capoeira, hip-hop e taekwondo. “ É muito importante participar de eventos como esse porque hoje em dia o mundo está cheio de violência e abuso sexual. Isso é muito ruim para os adolescentes”, contou Vinícius Cardoso, 15 anos.
O prefeito Wilson Cota participou da manifestação e destacou a importância de momentos como estes para o bem e proteção das crianças e adolescentes. “ Esse é um momento de conscientização. Se todo mundo fizer sua parte, teremos bons resultados, porque quando a população ajuda a vigiar, os abusos contra nossas crianças diminuem”, disse o prefeito .
A presidente do Conselho Tutelar de Casa Nova, Elissandra Passos, lembrou que o dia 18 não deve ser visto como um dia de comemoração, mas como um dia de combate. “Criança não pode se tornar brinquedo nas mãos de adultos. Nós do Conselho Tutelar estamos firmes no combate a essas violências”, afirmou.
O dia 18 de maio é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espírito Santo. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Para denunciar casos de abuso contra crianças e adolescentes, qualquer cidadão pode ligar para o Dique 100. O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas, priorizando o Conselho Tutelar como porta de entrada, no prazo de 24 horas, mantendo em sigilo a identidade da pessoa denunciante. As ligações são gratuitas.
Texto e Fotos Emerson Rocha