O dia não poderia ter sido outro, a celebração dos 120 anos de Petrolina e o aniversário do neurologista José Carlos Moura, foi o que afirmou o médico, ontem (21), em um evento que culminou com a inauguração das novas instalações do Centro de Diagnóstico Clínico e por Imagem (CDI), como também a entrega da nova tomografia computadorizada de 64 canais, exame que permite investigar as coronárias sem a necessidade do cateterismo, dando mais rapidez aos diagnósticos e diminuindo os riscos de um tratamento longo aos pacientes.
O médico e anfitrião José Carlos Moura iniciou seu discurso de abertura falando sobre a história de Petrolina, que se mistura com a biografia de vida da família Coelho, representada pelos irmãos Geraldo e Osvaldo Coelho. Afirmando que quando chegou ao município há anos atrás encontrou uma Petrolina pronta para receber o futuro. “A família Coelho estabeleceu paramentos que nos deram oportunidade de crescer e se Petrolina é essa cidade ímpar no Pernambuco devemos isso a ela. Estão Geraldo e Osvaldo que não me deixam mentir”, expôs.
Dr. José Carlos Moura falou ainda da alegria e satisfação de dar continuidade ao que foi feito. “Quando cheguei aqui encontrei um campo pronto para o trabalho e me senti obrigado a dar continuidade a esse trabalho. Estamos entregando um equipamento, o tomógrafo de 64 canais, o terceiro do Nordeste, que vai contribuir e muito com a saúde da população, que não vai mais precisar sair de Petrolina para realizar exames dessa complexidade. Será um ganho, pois além de dar mais qualidade às imagens ele ainda reduz a exposição à radiação”, afirmou agradecendo a todos os presentes.
Autoridades, sócios, parceiros, funcionários, médicos, políticos e amigos estiveram presentes para ver de perto o crescimento da CDI, que atende desde o particular, passando por convênios como o cidadão comum, através de uma parceria com o governo municipal, que segundo o próprio prefeito Julio Lossio, que prestigiou o evento, abriu mão do dinheiro arrecadado pelo Imposto Sobre Serviço (ISS). “Nossa parceria, através da Secretaria de Saúde, se dá da seguinte forma: o município firmou um convênio com a clínica e ao invés de receber o imposto sobre serviço em espécie, recebemos em exames, que beneficiam o cidadão, que não tem plano de saúde e merece o melhor atendimento que o município pode oferecer”, explicou o prefeito, parabenizando a iniciativa de Dr. José Carlos Moura ao implantar mais um equipamento de última geração em pleno aniversário da cidade.
Missão
Após discurso de Dr. José Carlos Moura foi franqueada a palavra aos presentes. Geraldo Coelho foi o primeiro a falar, agradecendo a lembrança e reafirmando a amizade dos dois. Osvaldo Coelho também parabenizou o amigo e incentivou as novas empreitadas que beneficiam a saúde dos petrolinenses.
Dr. Vinicius, sócio de Dr. José Carlos Moura, disse em poucas palavras sobre a importância do dia. “Os pilares que movem o CDI é vontade e coragem de ajudar as pessoas. Nós que fazemos o CDI temos muito orgulho, aqui temos uma missão: ajudar as pessoas a viver melhor. Então as pessoas que vêm aqui encontram pessoas querendo ajudar as pessoas e hoje [dia 21] damos mais um passo ao implantar a tomografia de 64 canais. Me sinto orgulhoso de fazer parte dessa história”, revelou.
O diretor-fundador do Diário da Região, Dr. Paganini, também expôs sua satisfação como médico de ver o crescimento de Petrolina. “Não poderia deixar de me expressar como cidadão petrolinense. Essa cidade é grandiosa e você faz parte dessa grandeza, trazendo a medicina moderna, através de sua capacidade como professor de neurologia. Petrolina está de parabéns por ter um médico capaz de trazer novas tecnologias para atender a população do município e de Juazeiro. Parabéns meu amigo (se referindo ao Dr. José Carlos Moura)”, declarou Dr. Paganini.
O deputado estadual Lucas Ramos (PSB PE) parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição dos médicos para buscar apoio junto ao estado de Pernambuco para uma ampliação da parceria que proporciona melhor proposta de saúde ao povo. “Sabemos que é obrigação do poder público garantir a assistência médica de baixa, média e alta complexidade, por isso não posso deixar de citar a importância de contar com a iniciativa privada, como essa”, afirmou.
O filho de Dr. José Carlos Moura, o neurocirurgião Dr. Samuel Moura, como o pai também fez uso da palavra. “Quero primeiro parabenizar meu pai pelo seu aniversário e dizer que me orgulho de compor essa equipe tão comprometida e disposta a levar o que a medicina tem de melhor para a população de Petrolina e região”, finalizou emocionado.
Por Lidiane Souza