Cenário econômico faz jovem que ’nem trabalha e nem estuda’ procurar emprego

Esperando para ingressar na faculdade de Engenharia Civil, Carlos Martins,  18 anos, já não pode mais se dar ao luxo de dividir o tempo entre a internet e o videogame. Com o pai desempregado há sete meses e a mãe tendo que arcar com as despesas domésticas, vendendo cosméticos porta a porta, ele aproveita a tecnologia para enviar currículos.

“Não dá mais para viver só com o dinheiro de minha mãe. Tudo está aumentando e meu pai, que tem 46 anos, está com dificuldade de conseguir uma vaga”, desabafa ele, complementando: “Além de ajudar em casa e pagar minha coisas, quero estudar”.

Relatos como esse demonstram que a crise funciona como um freio na chamada geração “nem-nem”, que vive às custas dos pais,  e nem trabalha, nem estuda. A realidade do garoto não é mais uma exceção. Com a crise pesando no bolso dos brasileiros, os jovens estão sendo pressionados a ingressar no mercado de trabalho mais cedo.

Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, revelam que o número de pessoas com idade entre 14 e 24 anos fora da força de trabalho, ou seja, que não trabalham nem procuram emprego, diminuiu na Bahia no primeiro trimestre deste ano comparado com o mesmo período de 2014, passando de 1,364 milhão para 1,340 milhão.

Isso significa dizer que 24 mil pessoas desta faixa etária saíram da zona de conforto e foram em busca de uma oportunidade de trabalho. Contando os dias para setembro chegar, Luís Paulo Alves,  16,  não consegue mais controlar a ansiedade e vem exagerando na comida.

A probabilidade de ganhar uns quilinhos a mais nem de longe parece o incomodar. O motivo? Não é o show da sua banda favorita, tampouco uma viagem para conhecer os parques da Disney. Mas, para ele, é como se fosse. Daqui a pouco mais de dois meses, ele realizará um sonho: trabalhar com carteira assinada. “Sempre quis trabalhar para ajudar minha mãe”, conta, orgulhoso de ter sido contratado como menor aprendiz no Centro de Distribuição do Maxxi Atacado, em Simões Filho.

E essa pressão não atinge apenas os jovens. Os idosos estão tendo que adiar a aposentadoria ou até mesmo retornar ao mercado de trabalho para conseguir pagar as contas. O coordenador de disseminação de informações do IBGE na Bahia, Joilson Rodrigues, ratifica que essa redução entre as pessoas com idade entre 14 e 24 anos é impacto do atual quadro econômico.

“A medida que a economia perde dinamismo há uma pressão, inicialmente psicológica, mas, na sequência, também econômica, para que esses jovens que não estavam oferecendo sua força de trabalho passem a buscar uma oportunidade para preservar o orçamento doméstico”, afirma.

Luís Alves revela que, de um grupo de dez amigos da mesma faixa etária, quatro já estão trabalhando para ajudar nas despesas de casa. “No ano passado, só dois trabalhavam”, lembra.

Perfil

O gerente de Recursos Humanos da Tel, empresa de call center, Rodrigo Neri, diz que histórias como a de Luís Alves e Carlos Martins são comuns. Ele acredita que o perfil do jovem brasileiro mudou com a crise: “Hoje, eles não buscam trabalho apenas para ter dinheiro para comprar a roupa da moda e bancar as festas. O motivo, na maioria das vezes, é complementar a renda familiar”.

Segundo o gestor, houve um incremento de 20% no número de novos currículos recebidos pela companhia baiana, este ano, comparado com o mesmo período de 2014. “Recebemos entre 3 mil e 5 mil currículos por mês, destes 70% são de jovens com idade entre 18 e 24 anos”.

Neri revela, ainda, que 80% dos cerca de 10 mil empregados da companhia, hoje, têm idade entre 18 e 24 anos. Grande oferta de vagas, área sem restrição de perfil e a não exigência de experiência são as justificativas dele para o segmento de telemarketing ser um dos que mais empregam jovens.

Para quem se interessa pelo setor, independente da idade, ele dá uma boa notícia: “Ofertamos pelo menos 400 vagas por mês”.

A psicóloga do SineBahia Jocelina Badaró informa que, além do segmento de telemarketing, atividade do comércio que trabalha com atendimento ao público costuma dar mais oportunidade aos mais novos. “O jovem tem um perfil mais dinâmico. Por isso, eles são mais requisitados para as lojas de departamento e área de informática, por exemplo”. Ela diz que, se de um lado falta experiência por causa da idade, por outro, os mais jovens esbanjam vontade de aprender e ainda têm a capacidade de assumir multitarefas.

Falta de qualificação dificulta mais a vida dos jovens

Diante de um mercado cada vez mais enxuto e exigente, a situação dos jovens que integravam ou ainda fazem parte da geração “nem-nem”, que nem estuda e nem trabalha, ficou ainda mais delicada. Diante do atual cenário econômico, com o número de desempregados crescendo mês a mês, sem qualificação, a probabilidade de obter um posto de trabalho cai.

De acordo com a psicóloga do SineBahia Jocelina Badaró, a postura comportamental conta na entrevista de emprego, mas o principal problema dos candidatos de menos idade, hoje, é a falta de qualificação. No entanto, ela reconhece que, além de procurar emprego, muitos jovens procuram se qualificar.

“Às vezes não damos conta de que muitos deles precisam do trabalho para bancar a qualificação”, pondera ela. E, diante dos dados dos números da Escola Social do Varejo (ESV) – programa do Instituto Walmart – em Salvador, parece que muitos da geração “nem-nem” já se deram conta do cenário nebuloso e estão querendo correr atrás do prejuízo.

De acordo com a gerente da ESV, Adriana Mariano, no ano passado, eram 1,25 candidatos por cada vaga do curso gratuito oferecido pela entidade. Este ano, no primeiro semestre, essa concorrência subiu para 1,8. “Os jovens, hoje, não estão preocupados só em começar a trabalhar mais cedo, mas também em ingressar com qualificação. Afinal, eles sabem que isso também interfere na remuneração”, analisa ela.

Fundada em 2010, a ESV oferece cursos gratuitos para pessoas com idade entre 17 a 24 com conteúdos, vivências e práticas em três áreas: Desenvolvimento Pessoal e Social (DPS), Contexto das Relações do Varejo (CRV) e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Os interessados em realizar o treinamento, que tem duração de 300 horas, podem se candidatar pelo e-mail esv.maxxiatacados@gmail.com ou presencialmente no Maxxi Atacados Pau da Lima (Rua Pastor José Guilherme de Moraes, 91) até 25 de julho. São 100 vagas. Mais informações no telefone (71) 3709-2355.

Fonte: Correio da Bahia

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More
Política Relevantes

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos”, diz ministro da Saúde

post-image

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS) para construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. A medida faz parte das ações do AdaptaSUS, plano apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.

O AdaptaSUS prevê estratégias para que a rede de saúde pública enfrente os impactos das mudanças climáticas, contendo 27 metas e 93 ações a serem executadas até 2035. O anúncio foi feito durante a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para…

Read More