Em mais uma manhã de muita informação e orientação aos pacientes do Centro Auditivo de Petrolina, os usuários da unidade especializada puderam, nesta manhã (14), contar com dicas de segurança e orientação no uso e manuseio correto dos aparelhos.
A coordenadora do Centro, Fabiane Meneses, mostrou a importância de todos estarem conscientes das potencialidades das suas próteses e trouxe técnicas de higiene e conservação de cada aparelho. “Não inserir objetos pontiagudos no aparelho na hora de lavar, umidecer sempre a parte plástica e siliconada, usando sempre quatro pingos de detergente neutro, remover as pilhas quando o aparelho não estiver em uso são as principais orientações”, afirmou a coordenadora.
A meta da secretaria Municipal de Saúde é proporcionar o direito humanizado de ouvir a cada um dos comunitários que buscam os serviços do Centro Auditivo de Petrolina. Ao todo 2.583 aparelhos já foram distribuídos, desde 2009, pela Prefeitura de Petrolina.
Fabiane ainda esclareceu sobre os principais riscos que podem ocasionar problemas às próteses auditivas e orienta sobre os cuidados com cada peça. “Evitar deixar o aparelho muito sujo, evitar atritos e impactos, umidade, manter as peças sempre longe do alcance de crianças, e muito cuidado com maquiagem e spray de cabelo são fundamentais para aumentar a durabilidade das pescas”, complementou.
O aposentado, Raimundo Barbosa, há três meses faz uso das próteses e compartilha sua satisfação em poder ouvir e conservar seu aparelho. “Hoje posso ouvir a minha esposa, filhos e netos, participo de todas as reuniões com Drª Fabiane sobre como cuidar do meu aparelho”, contou.
Os aparelhos auditivos são adquiridos através de uma parceria do município com o Ministério da Saúde (MS) e são entregues gratuitamente aos usuários, após consultas especializadas e exames específicos capazes de identificar a existência e o grau da perda auditiva.