O primeiro ciclo chamado de Qualificação Social, foi vivenciado pelos 192 alunos nos primeiros seis meses do ano,onde eles puderam conhecer diversas entidades que trabalham com o social na cidade,bem como participarem de aulas de teatro,musica, dança. No segundo ciclo, os alunos serão qualificados profissionalmente através dos cursos profissionalizantes que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Perguntado sobre a parceria do Senai com a Prefeitura de Petrolina /Centro da juventude, o Coordenador Técnico do SENAI, João Lira ,disse estar satisfeito e que a parceria sempre é bem vinda ,assim como os alunos do centro da Juventude.” Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.como diria Cora Coralina. Estamos satisfeitos com essa parceria que nos dá alegria e satisfação em trabalhar.O Centro da Juventude e os seus alunos sempre serão bem vindos ao SENAI”, explicou.
O Programa Vida Nova é realizado pelo Governo do Estado em convênio com a Prefeitura Municipal de Petrolina e está classificado como de Proteção Social Especial de Alta complexidade. Para Robson Rocha, secretário de Juventude e Qualificação Profissional., esse é o momento chave para cada aluno fazer a diferença em suas vidas, e que cumprir essa nova etapa será um salto de qualidade para enriquecer o currículo para o mercado de trabalho.
“Estamos desempenhando e cumprindo as etapas do Programa , o objetivo é inserir o máximo de jovens no mercado de trabalho, para que possam ir adiante, sendo cidadãos que escreverão uma nova história em suas vidas”, disse.
O Programa Vida Nova beneficia cidadãos e famílias que vivem em situação de negligência, abandono, maus tratos, violações físicas ou psíquicas, discriminações sociais e transgressões dos direitos humanos e sociais, especificamente para 200 adolescentes e jovens de 16 a 29 anos de 44 bairros de Petrolina em situação de risco e vulnerabilidade social.
Dentro dos objetivos do programa está o estímulo ao retorno escolar e à permanência no ensino formal, bem como a reintegração familiar e comunitária, a partir da valorização de suas experiências de vida como fator de transformação pessoal e coletiva. “Acreditamos que o incentivo e qualificação conduzem esse jovem a retornar aos estudos, superar os problemas sociais e ter perspectivas de um futuro promissor”, salientou o superintendente.
São duas etapas realizadas durante a implementação do programa. A primeira etapa consiste no trabalho pedagógico e psicossocial com os temas família, grupo, comunicação, identidade, cidadania, autoestima, sexualidade e projeto de vida; e a segunda etapa compreende a qualificação profissional, executada com o SENAI, através do Programa Jovem Aprendiz, com o cursos que tem a carga horária de 408 horas.
O programa Centro da Juventude funciona na Rua Francisco Modesto, nº 48, no Centro de Petrolina. Telefone: (87) 3862-9153.
Texto Cauby Fernandes /Assessoria de Cidadania/Ascom