O grande número de animais nas ruas resultou em uma campanha promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Buscando conscientizar a população e, principalmente os donos de animais domésticos acerca dos seus deveres, a instituição está realizando uma série de ações educativas em escolas estaduais e municipais da cidade. A iniciativa teve início no mês de abril e já visitou sete bairros, dos 34 que serão contemplados pelas ações.
Os temas discutidos são: guarda responsável, prevenção e combate ao abandono e função e importância do Centro de Zoonoses para o município. As ações são realizadas geralmente às sextas-feiras, pela manhã, por meio de palestras ministradas pela equipe de veterinários do CCZ.
A ação é direcionada a alunos do Ensino Fundamental I, com idade entre 5 e 10 anos. Para o coordenador do CCZ, Alan Macêdo, a escolha do público infantil se deu por causa da facilidade de conversar com crianças sobre o assunto.
Ainda segundo Alan Macêdo, a iniciativa também funciona como uma pesquisa quantitativa, já que acontece concomitantemente à ações de captura.”Também estamos realizando a captura de animais por bairro, então, ao final da ação teremos uma estimativa de quantos animais de rua existem na cidade”, explicou.
A captura é seguida de exames de zoonoses no CCZ e os animais saudáveis são castrados e devolvidos às ruas. Já os que possuem doenças, passam por exames mais rigorosos.
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina atua desde 1999 e é responsável pelo controle de doenças e da população de animais de grande e pequeno porte, e também da fauna sinantrópica (morcegos, pombos, roedores, caramujos, carrapato e pulga).




