Com o objetivo de oferecer às pessoas em situação de rua os serviços de busca ativa, assistência jurídica, social e psicológica, atividades de socialização, mobilização social e localização de familiares, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), gerencia o Centro Pop, que divulga o balanço de atividades realizadas entre janeiro e dezembro do último ano.
Ao longo de 2013, o Centro realizou um total de 372 abordagens, distribuídos entre 156 pessoas em situação de rua, 75 flanelinhas, 38 pedintes, 81 usuários pessoas com vício em álcool e outras drogas, 6 catadores de materiais recicláveis, 10 demandas oriundas da rede socioassistencial e de saúde, além de seis casos de trabalho infantil.
Desses atendimentos, 54% foi destinado a migrantes e 72% a homens de 18 a 59 anos. 43% das famílias dos usuários é de Petrolina, e a escolaridade de 51% do total de abordados é o ensino fundamental incompleto.
Além dos atendimentos, foram realizados 312 encaminhamentos, que envolvem itens como a assistência jurídica, social e psicológica, atividades de socialização, localização de familiares e a inclusão no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Deste montante, 33% foi indicado a serviços de acolhimento institucional, a exemplo das Casas de Passagem, e 10% para recambio, que é o retorno à cidade de origem.
Para o diretor de Abordagem Social à Pessoa em Situação de Rua, Evaldo Francisco, tendo em vista que Petrolina é uma cidade polo, que atrai muitas pessoas de outros lugares, estes números mostram a realidade do município em relação ao tema. “À partir deste cenário e do trabalho que está sendo realizado, estamos buscando meios de mudá-la, resgatando os vínculos familiares das pessoas abordadas, oferecendo instalações equipadas tanto para o Centro Pop quanto para o acolhimento, com uma equipe completa que trabalha desde a busca ativa até os encaminhamentos”, conclui.
A futura sede do Centro Pop funcionará na Rua Luiz Rodrigues de Araújo, nº 161, Parque Bandeirantes. A população pode contribuir com o trabalho do Centro através dos telefones 156, da Ouvidoria, e 3862-9224, da Sedest.
Eventos
Ao longo do último ano, a Sedest, por meio do Centro Pop, realizou eventos voltados ás pessoas em situação de rua, dentre eles a primeira Semana de Luta da População em Situação de Rua, em agosto, que contou com panfletagens no centro da cidade, capacitação com a rede socioassistencial e o Fórum Municipal de Debate Sobre a População de Rua. O evento reuniu psicólogos, assistentes sociais, educadores, profissionais da área jurídica e médica, além dos demais membros da rede socioassistencial do município para refletir sobre os desafios e sugerir soluções a problemática das pessoas em situação de rua em Petrolina. A secretaria realizou ainda um almoço solidário com os moradores de rua no restaurante popular no mês de dezembro.