No dia 19 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Para trazer a memória esse dia, o Centro de Referencia Especializado para População em situação de Rua–Centro POP em conjunto com o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS) , farão uma panfletagem para a cidade refletir sobre um assunto que as vezes passa despercebido aos olhos da população. As panfletagens acontecerão nos semáforos da Prefeitura de Petrolina na Avenida Guararapes e também no Bambuzinho a partir das 8:00hs .
Entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, 15 pessoas foram violentamente atacadas enquanto dormiam nas ruas no centro da cidade, sendo que, 07 delas morreram. Posteriormente, no dia 23 de maio de 2005, uma testemunha do massacre foi morta por policiais militares.
Organizações e movimentos sociais, desde então, se mobilizam e denunciam a morosidade, o descaso e a omissão das autoridades na punição dos culpados. Também denunciam a violência constante nas ruas e a falta de políticas públicas de trabalho, habitação, saúde, educação e assistência social, entre outras, para as pessoas em situação de rua que, segundo Censo da FIPE 2011/2012, são mais de 13 mil pessoas na capital paulista.
“É uma mobilização para a sociedade enxergar e discutir sobre essas pessoas que estão excluídas, garantir seus direitos e deveres que estão estabelecidos na Constituição Federal de 1988,afirmando que independente da cor, raça ou condição social e econômica ,todos têm os mesmos direitos” afirma a Coordenadora do Centro POP Janete Araújo.
Maiores informações pelo telefone do Centro POP (87) 3861-3334
ASCOM PMP