Consolidando parceiras e possibilitando que muito mais pessoas tenham acesso a vários serviços de saúde durante toda a manhã, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) realizou uma manhã voltada à saúde do trabalhador e trabalhadora da cidade. O dia 28 de abril, celebra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, a data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas à função laboral.
O Evento aconteceu nesse sábado, 25, na Praça do Bambuzinho de Petrolina e contou com varias parceiras entre sindicatos, órgãos públicos, organizações corporativas ao trabalho e toda a equipe do CEREST de Petrolina, que não mediu esforços para levar atenção e cuidado as pessoas que visitaram a praça durante o dia.
Vacinação, Indicie de Massa Corpórea (IMC), testes de diabetes, aferição de Pressão Arterial (PA), testes rápidos para HIV e Sífilis, orientação sobre Hanseníase, Tuberculose, Chicungunya, Dengue e muita aula de Zumba com a equipe do NASF de Petrolina foram algumas das atividades realizadas durante o dia.
Cartazes foram espalhados por todo o espaço da praça orientando sobre os serviços, um carro de som convidou toda a população a visitar os estandes da saúde.
A coordenadora do CEREST, Jordana Fernandes, fala como foi a ação. “As pessoas buscaram mesmo os nossos serviços, conseguimos levar e conscientizar trabalhadores e publico em geral sobre as necessidades de cuidar da saúde de cada um”, explicou.
A aposentada Artemia Maria, moradora do Distrito de Pau Ferro, disse que sempre trabalhou na roça e na agricultura com a família, mas vir ao centro da cidade e se deparar com tantos serviços de saúde é algo gratificante para idosos e trabalhadores.
“Como é bom você vir de tão longe e encontrar uma equipe maravilhosa como essa que cuida da nossa saúde e nos orienta sobre tudo, fico muito feliz com essa dedicação em tratar todos nós muito bem”, afirmou a aposentada.
No evento a atenção aos Trabalhadores Rurais, aos que atuam no comércio, informações sobre serviços da Previdência social para aposentados, cortes de cabelos além de muitas dicas de saúde também reforçaram as atividades do dia e estimularam o aposentado, Aprígio Santana a cuidar mais da saúde e buscas as unidades. “Agora toda vez que tiver pessoas da saúde na praça vou dar uma passada e olhar minha pressão e diabetes, além de conversar com os médicos”, finalizou satisfeito o senhor.
Fonte: ASCOM SMS/PMP